WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Conquista: Secretaria de Saúde celebra o sucesso da Campanha Janeiro Roxo de combate a Hanseníase

O Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase é comemorado no mês de Janeiro, sendo celebrado no último domingo do mês, trazendo a cor ROXA como símbolo para reforçar o compromisso de controlar a Hanseníase, promover o diagnóstico e o tratamento precoce, além de difundir informações e desfazer preconceitos e o estigma que tanto prejudicam o diagnóstico preventivo da doença. Em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, promoveu atividades durante todo o mês, incluindo capacitação dos profissionais da Rede de Atenção Básica para o diagnóstico precoce da doença.

A campanha foi encerrada com a realização de um “Dia D da Mancha” na Unidade de Saúde do Bairro Conveima e de ações de educação em saúde nas feiras livres do Ceasa e da Patagônia durante o último fim de semana. Nestas ações, foram oferecidas à população presente, a testagem de glicemia, aferição de pressão e informações sobre os sinais e sintomas da Hanseníase, bem como as formas de prevenção, cuidado e tratamento.

Segundo a enfermeira do serviço, Monique Dutra, “o Janeiro Roxo é um mês que o serviço de referência tem muita visibilidade no município, pois ganha visibilidade nas rádios e nas redes de televisão locais, levando informações a muitas localidades que pouco ou nada sabem sobre a doença. Ela afirma: “Essa semana já percebemos o reflexo das ações desenvolvidas no final de semana. Várias pessoas compareceram ao serviço com suspeita diagnóstica de hanseníase, após ouvirem nas rádios e nas tvs, terem participado do Dia D da Mancha no bairro Conveima e os que estiveram nas feiras livres do Ceasa e Patagônia, após terem recebido orientações e panfletos informativos sobre a doença”. Ainda segundo a enfermeira, no dia D da Mancha no bairro Conveima foi feito diagnóstico de Hanseníase em uma criança, fruto das ações de conscientização e alerta da doença.

O atendimento para avaliação de casos suspeitos de hanseníase, acompanhamento e tratamento é realizado pelo Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, que conta com uma equipe de multiprofissional especializada composta por dermatologista, fisioterapeuta, enfermeiros, farmacêutico e assistente social. Está localizado na Praça João Gonçalves, S/N – Centro (ao lado do CAAV) e funciona das 7h às 12h de segunda a sexta-feira.

Fonte: Ascom/PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar