WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
atuv facilit adriana calcados
Interesse Público

Conquista: ação incentiva à higienização das mãos no combate à infecção hospitalar

A higiene adequada das mãos é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a medida mais eficaz para a prevenção das infecções hospitalares. Entretanto, colocá-la em prática ainda é um desafio em todo o mundo. Daí a importância de ações como a que aconteceu na última segunda-feira (6), no Hospital Municipal Esaú Matos, com os objetivos de incentivar e sensibilizar os profissionais de saúde a respeito.

“Fizemos uma campanha de higienização das mãos, com preparação alcoólica. Após utilizar o produto, a equipe colocava a mão numa câmera de luz negra para, a partir da reação com a tinta fluorescente, verificarmos os pontos em que não foi passado o álcool e alertarmos a respeito do uso adequado”, explicou o médico integrante do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Plínio Vasconcelos.

Durante a ação, a equipe teve a oportunidade de relembrar e aperfeiçoar o passo a passo da higienização ainda na câmera

As mãos são os principais disseminadores de micro-organismos dentro dos ambientes hospitalares. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Nota Técnica nº 01/2018, reforça que elas devem ser higienizadas: antes de tocar o paciente; antes de realizar o procedimento limpo/asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente; e após contato com superfícies próximas ao paciente.

“Penso que uma ação como esta é importantíssima porque os profissionais de saúde devem ser bem conscientizados a esse respeito para promover a diminuição da quantidade de infecções hospitalares, que sabemos ainda é grande nos estabelecimentos de saúde”, destacou a médica ginecologista e preceptora da Residência Médica destas especialidades, Carla Pinheiro.

Além da preparação alcoólica, a higienização das mãos também compreende o uso de água e sabão.

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar