WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista lança campanha: “Todos pela casa da Mãe”, visando a sua restauração

Foi realizada na última quinta-feira, 23, no salão Dom Climério, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, juntamente com a imprensa local e órgãos da sociedade civil, como CREA-BA e a Defesa Civil, a apresentação do Projeto de Restauração da Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista e o lançamento oficial da campanha “Todos pela casa da Mãe”.

Por iniciativa do Pároco da Catedral, Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão, foi constituída uma Comissão para a restauração artística do forro da igreja catedral. Entretanto, após a análise e avaliação técnica, viu-se a necessidade de antes de restaurar o forro, realizar uma manutenção no telhado e na rede elétrica. Para tanto, optou-se por trocar todo o telhado, buscando manter as características originais, mas empregando novas tecnologias de segurança. As obras iniciaram no último mês, e têm a previsão de conclusão em até 60 dias. Esta será a primeira etapa do processo de restauração.

O projeto de restauração incluirá ainda duas novas etapas que serão feitas posteriormente, uma visando a restauração artística do forro e das imagens sacras, e outra que inclui a troca do piso e a pintura de todo o templo.

A Comissão de Restauração é formada por membros da Paróquia, da sociedade conquistense, como também do engenheiro elétrico, Gleison Santos Souza, membro da Comissão de Restauração da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com vasta experiência em restaurações de igrejas na capital baiana.

Perguntado sobre como ficará o funcionamento da Catedral durante as obras, Pe. Ariosvaldo disse que as atividades rotineiras permanecerão: “nós estamos querendo manter as celebrações, principalmente porque tem Missa de terça a sábado, ao meio-dia, e queremos manter dentro da Catedral. A empresa está assumindo a responsabilidade de fazer um trabalho em que não haja necessidade de fechar a catedral, mas se houver uma indicação, da empresa ou da Defesa Civil, não colocaremos ninguém em risco. A prioridade é a segurança de todos, de quem está trabalhando e também dos fiéis”, falou.

Para custear as despesas da Restauração, foi lançada a campanha “Todos pela casa da Mãe”. A campanha quer atingir a toda sociedade civil para angariar fundos para esta primeira etapa da restauração, lembrando a todos do valor histórico, cultural e religioso que a igreja catedral tem para a cidade de Vitória da Conquista. As doações poderão ser feitas através da conta corrente da Caixa Econômica Federal, Ag.: 0079; C/C: 964-0; Op.: 003,ou depositadas em um cofre instalado dentro da igreja, ou ainda na própria secretaria paroquial.

“Nós queremos manter a característica da Catedral, pelo que ela significa para a região Sudoeste, é uma Sede Metropolitana, então é uma igreja muito importante não só do ponto de vista eclesial, mas também cultural, um símbolo religioso e um patrimônio do povo conquistense. Nós queremos, então, deixar a catedral restaurada, mais bela, mais segura. E, principalmente, nossa intenção é devolvê-la o mais rápido possível para a comunidade.”, concluiu o pároco.

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar