WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Primeira do Interior da Bahia, Conquista adere ao Programa de Fortalecimento de Fortalecimento das Corregedorias

O Município de Vitória da Conquista acaba de se tornar o primeiro município do interior da Bahia, e o segundo do Nordeste, a aderir ao Programa de Fortalecimento das Corregedorias (Procor), do Governo Federal. O termo de adesão foi assinado nessa quarta-feira (03), em Brasília, pelo prefeito Herzem Gusmão, durante audiência com o corregedor-geral da União, Gilbeto Waller Júnior.

“É uma grande honra para a CGU a Prefeitura de Vitória da Conquista ter assinado essa adesão. O Programa de Fortalecimento visa compartilhar boas práticas, instrumentos e novas práticas para apuração disciplinar”, explica o corregedor-geral da União. “Somente com a união de esforços, seja de pessoas físicas ou jurídicas, a gente vai tornar o Brasil melhor, e Vitória da Conquista dá um passo enorme na troca de boas experiências e boas perspectivas nessa área de combate à corrupção”, completa Gilbeto Waller Júnior.

A possibilidade de o Município ingressar no Procor foi discutida ainda no início desta semana, durante visita do secretário de Transparência e do Controle, Diêgo Gomes, à Corregedoria-Geral da União. A proposta foi acatada de imediato pelo prefeito Herzem Gusmão, foi à Brasília formalizar a adesão.

Para o prefeito, esse é mais um importante e significativo passo que a Prefeitura de Vitória da Conquista dá no fortalecimento de uma gestão pública idônea e transparente. “Não poderíamos ficar de fora de uma iniciativa com propósitos tão brilhantes. Vitória da Conquista mais uma vez saindo na frente e sendo pioneira, agora na adesão ao Procor. Vamos trabalhar em conjunto com essa rede de corregedorias e trazer grandes resultados para o nosso serviço público”, afirma o prefeito Herzem Gusmão.

O Procor tem como objetivo apoiar as entidades da União, Estados, Distrito Federal e Municípios na execução de suas atividades correcionais. Para isso, a Corregedoria-Geral da União disponibiliza cursos e treinamentos na área, além de material técnico e sistemas informatizados. Além disso, o ente que adere ao Procor passa a integrar a Rede de Corregedorias, que integra as informações e define estratégias conjuntas de atuação.

Profort – Em 2017, Vitória da Conquista também foi uma das primeiras cidades do Nordeste a aderir ao Programa de Fortalecimento de Ouvidorias (Profort). Por meio desse projeto, o Governo Federal visa auxiliar a implementação e desenvolvimento de ouvidorias públicas. Com o auxílio do Programa, o Município tem sido mais eficaz no acompanhamento e retorno às manifestações, reclamações e elogios recebidos por meio da Ouvidoria Municipal.

Fonte: Ascom/PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar