WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

“Coopera Sudoeste” traz para Vitória da Conquista discussão sobre o cooperativismo; confira a abertura do evento

Por Gabriela Couto – Na noite da última quarta-feira, 17, foi aberta a 1ª edição do “Coopera Sudoeste”, um evento realizado pela Sicoob, Coopmac, Unimed e CTES, que trouxe como tema “Desenvolvimento Sustentável das cooperativas da região Sudoeste da Bahia”. O evento, que segue até esta quinta-feira (18), está sendo realizado, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima e tem o objetivo de trazer para a população de Vitória da Conquista uma luz para a necessidade de crescimento das cooperativas na região, visto que o movimento  de cooperativas está em crescimento no país, e que diversos serviços podem ser formar cooperativas.

O presidente do Sicoob CrediConquista, Valeriano de Almeida, declarou a sua esperança no aumento do número de cooperativas no Sudoeste através dessa união das cooperativas que já existem na região, e da realização desse evento. “O cooperativismo é uma força, é a união das pessoas; o cooperativismo é as pessoas em cooperação, e a gente fez essa união das cooperativas para que a cidade saiba que a gente tem força. Seja em qual sistema que for o cooperativismo vale a pena, basta a gente se unir”.

A fala de abertura foi feita pelo presidente do Sistema Oceb/Ba (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia), Cérgio Tecchio, que falou sobre a importância do aumento das práticas de cooperativas no Sudoeste da Bahia, principalmente para melhorar a vida da população, transformando conhecimento em produção. “Esse evento é para mostrar um pouco o que a região faz, o que ela desenvolve, o que ela produz, o que ela pode dar para a população e para os pequenos municípios da região. Cada vez mais Conquista aparece no cenário baiano e brasileiro do cooperativismo, e isso é muito importante”.

Já o secretário de Finanças do Município de Vitória da Conquista, Jonas Sala, que representou o prefeito, Herzem Gusmão, expressou o apoio que o governo municipal dá para o fortalecimento das cooperativas na cidade. “O apoio ao cooperativismo é uma coisa bem-vinda e necessária, dentro da economia a estrutura da cooperativa é um dos ideias que está crescendo a nível de mundo, porque eles formam um arranjo produtivo que tem uma maior economicidade, e tendem a ter uma melhor distribuição de renda, e por isso a cidade acolhe com simpatia esse evento. Portanto, a Prefeitura vê com bastante carinho todo esse movimento e tem todo apoio do Executivo Municipal para que possa crescer e prosperar em Vitória da Conquista ”, disse.

A palestra Magna da noite foi ministrada pelo presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), Márcio Lopes de Freitas, que trouxe para os presentes uma realidade de como o cenário atual do país e do mundo pode ser favorável para o futuro do cooperativismo, através de inovação tecnológica, e o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento local. Após o final da sua palestra ele falou com a equipe do site Expressão Bahia. “A ideia deles terem organizado o evento é muito interessante, porque é muito cooperativista, porque a cooperativa não é um negócio que saí de fora, é um negócio que vem da base, então eu acredito muito nisso, na sustentabilidade do cooperativismo, que age dessa forma, que tem um ambiente muito propício para o desenvolvimento. E eu e Cérgio viemos apoiar a ideia..”.

Foto Blog Rodrigo Ferraz

A Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) é a cooperativa mais antiga da Bahia ainda em funcionamento, e foi com toda a experiência que a cooperativa trouxe para a cidade, que Jaymilton Gusmão, o presidente da cooperativa, se pronunciou sobre a sua expectativa que esse evento traz. “Isso é muito gratificante para a gente porque não é mais uma semente, a gente traz aqui a discussão, a formação de um grande fórum dos cooperativistas da região Sudoeste. Nós temos potencial humano, temos muitas riquezas que se adequam ao formato da economia cooperativista, então cabe a gente que é liderança de cooperativismo, disseminar esses valores e esses casos de sucesso para que as pessoas vejam como esse sistema econômico pode transformar a vida das pessoas”.

Após a palestra de abertura, representantes das cooperativas que estão realizando o evento fizeram homenagens ao Márcio Lopes, ao Cérgio Tecchio, e também ao ex-deputado, Coriolano Sales, na pessoa da sua sobrinha Patrícia Sales. Após esse momento, todos seguiram para o foyer do Centro de Cultura onde foi servido para todos os presentes um coquetel ao som do cantor Jânio Arapiranga e sua banda. A programação do evento segue hoje , com mais palestras e exposição das cooperativas da região.

Foto Rodrigo Ferraz

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar