WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
atuv facilit adriana calcados
Interesse Público

“Coopera Sudoeste” encerra evento com novo olhar para o cooperativismo na região Sudoeste

Por Gabriela Couto – Durante todo o dia 18, aconteceu o segundo dia o “Coopera Sudoeste”, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. Para os participantes foi um dia de palestras, trazendo para o público presente o novo olhar sobre o cooperativismo.

O presidente do Sicoob CrediConquista, Valeriano de Almeida, fez o balanço do evento para os realizadores. “Foram dois dias sensacionais. Eu acho que nós conseguimos, com os palestrantes que vieram aqui, deixar algo de positivo para a sociedade de Conquista. Era realmente o nosso objetivo, a gente trazer palestrantes de primeira qualidade, palestrantes que entendem do sistema de progresso, do sistema de sustentabilidade para as comunidades. E nós estamos completamente satisfeitos com as apresentações, porque sentimos que o público absorveu algo, e algo positivo para a sociedade.”, disse.

Pela manhã, o ex-secretário de Agricultura e Pesca do Estado de Santa Catarina, Dr. Ayrton Spier,  falou sobre a necessidade das cooperativas olharem para a sustentabilidade econômica para o crescimento das mesmas. Ainda na manhã, Carmen Tereza Zagheti, assessora da Ação Educativa Lar Cooperativa, no Paraná, com a participação de Adriano Finger, trouxeram uma palestra sobre como os cooperados mantêm o relacionamento com os associados.

Na parte da tarde, o especialista em palestras motivacionais, Roberto Belotti, veio com o tema “O desafio dos dirigentes da cooperativa: atrair e manter cooperados.” E o encerramento do evento foi com a palestra do jornalista da Rede Globo, Caco Barcellos, que mostrou um olhar sobre as pessoas através das suas experiências jornalisticas, e de como olhar o outro mudou a forma como ele trabalhava, e como ele passa isso para a sua equipe.

Durante os intervalos, os presentes podiam visitar os stands das cooperativas que estavam expondo no evento, como por exemplo, a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC). Conversando com Josué Felliphy, que se encontrava no stand da cooperativa, ele explicou um pouco sobre o processo de degustação que eles estavam demonstrando no local. “O nosso stand aqui está fazendo a demonstração de como funciona uma mesa de degustação de café. O produtor colhe o café, traz para armazenar na COOPMAC, nós retiramos uma amostra por saca de cada café, levamos para uma sala, onde é  analisada a classificação do grão, e feita a degustação. Esse processo de degustação é o que dá o preço final do café.”.

A artista plástica Valéria Vidigal, que participou os dois dias de evento, também conversou com a nossa equipe sobre a importância desse evento “Eu acho que Vitória da Conquista ganhou muito com a edição. As pessoas precisam trabalhar mais o cooperativismo. E aqui nós vimos exemplos de que os nossos presidentes podem abraçar e trazer pra melhorar ainda mais o desenvolvimento. E eu achei super bacana foi a união de quatro cooperativas bem diferentes, o campo de uma pra outra. E que esta primeira edição venha a ser  uma semente para que a gente possa colher mais frutos no decorrer dos anos, e que não pare por aqui, porque tudo o que a gente inicia eu acho que cada ano que faz, você amadurece mais, oferece mais.”, falou.

Jaymilton Gusmão, encerrou o evento agradecendo a todos os presentes, e deixando certo a realização da segunda edição do “Coopera Sudoeste” em 2021.

Veja mais fotos:

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar