WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Exposição sobre Glauber Rocha será aberta no aeroporto de Vitória da Conquista

Por iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, o Aeroporto Glauber Rocha, no município de Vitória da Conquista recebe, na próxima quinta-feira (22), às 16h, a abertura da exposição “Glauber em Movimento”. A mostra permanecerá até 20 de outubro, trazendo aos visitantes uma parcela da vida e obra do cineasta conquistense Glauber Rocha.

Contando com 16 totens, a exposição “Glauber em Movimento” remonta pontualmente a linha do tempo do cineasta, com informações e conteúdo fotográfico, arquivístico e audiovisual, destacando não só a sua trajetória profissional, aproximando os visitantes da sua obra, mas também sua dimensão humana e pessoal. Este ano comemora-se os 80 anos (14 de março) de Glauber se estivesse vivo e a data escolhida para a abertura marca os 38 anos de seu falecimento, tempo durante o qual permanece inspirando gerações de artistas e cineastas, e sendo uma referência para o mundo inteiro.

A exposição é uma pequena mostra do Acervo Glauber Rocha. Em breve, o Governo do Estado trará o Tempo Glauber Digital, permanentemente para o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador, além de disponível online, contando com 50 mil itens digitalizados além dos filmes. A curadoria é de Paloma Rocha, filha do cineasta.

O nome de Glauber Rocha batizou o novo aeroporto de Vitória da Conquista, obra do Governo do Estado entregue no mês de julho, e que recebe agora esta importante exposição, que contribui para a movimentação turística e cultural da cidade natal de Glauber e região. “Glauber reunia características que orgulham os baianos. Foi ousado, inovador, sempre questionador e um grande amante da liberdade. É reconhecido no mundo todo como um gênio do cinema, e sua memória serve de inspiração para aqueles que defendem a democracia. Todas as homenagens a ele são justas”, disse o governador Rui Costa.

Paloma Rocha, filha do cineasta e curadora da exposição destaca a importância da exposição no município de Vitória da Conquista. “Esta ação em Vitória da Conquista é a oportunidade de chamar atenção para um grande projeto que será implementado na Bahia. E presta homenagem a um filho ilustre da cidade, para apresentar um pouco da história e de ter algo dele ali que vai sensibilizar e emocionar quem estiver vendo”, Paloma, que é a terceira de quatro gerações que tem se dedicado à sistematização do trabalho de Glauber. Ao longo dos anos esse trabalho envolveu sua avó, Lúcia Rocha; o próprio Glauber; Paloma e sua filha Sara Rocha.

BIOGRAFIA
Nascido em 1939, na antiga Rua da Várzea, em Vitória da Conquista, Glauber Pedro de Andrade Rocha, se mudou em 1948 para Salvador com a família. Fez teatro e poesia além de participar de um programa de rádio sobre cinema. Estudou direito e jornalismo, casou-se quatro vezes. É lembrado como um dos maiores cineastas brasileiros na história, e conquistou o mundo através de sua sensibilidade criativa. Revolucionário e vanguardista, Glauber fundou o Cinema Novo, movimento que imprimiu uma nova estética à produção cinematografia brasileira. Em sua obra, Glauber Rocha teve como sina poética retratar o seu povo.

Até 20 de outubro, estão todos convidados a conferir o espaço e lançar seu olhar sobre a obra, após este período, a exposição será transferida para o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, também na cidade.

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar