WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Mostra Cinema Conquista é aberta com críticas ao Governo Nacional sobre cortes em investimentos na área

Por Gabriela Couto – Aconteceu na noite do último domingo, 01, a abertura da 14ª edição da Mostra Cinema Conquista, em Vitória da Conquista. Evento promovido pelo coordenador, Esmon Primo, em parceria com governo Estadual, Municipal, Uesb, e diversas empresas da cidade, e que traz para a terra do cineasta Glauber Rocha, que também é o homenageado da Mostra, cinema de qualidade e brasileiro.

Solenidade de Abertura com, Adriano Gama, Esmon Primo, Marcelo Lopes, Luiz Otávio Magalhães e Maria Marighella..

A Solenidade de Abertura, que foi iniciada com uma homenagem ao cantor e compositor Edilson Dhio, que faleceu no último dia 26, em Salvador, vítima de um acidente doméstico, contou também com a presença do reitor da Uesb, Luiz Otávio de Magalhães; da Assessora de Planejamento e Gestão do Governo Estadual, Maria Marighella e do Secretário Municipal de Cultura, Adriano Gama. Todas as falas de abertura foram direcionadas para os cortes em investimentos com cinema, feitos pelo Governo Nacional.

A Solenidade de Abertura, que foi iniciada com uma homenagem ao cantor e compositor Edilson Dhio, que faleceu no último dia 26, em Salvador,.

Aós a cerimônia, foram exibidos o curta “Não falo com estranhos” de Klaus Hastenreiter e o longa “Inferninho”, de Guto Parente e Pedro Diógenes. Guto Parente falou sobre a importância de iniciativas como a Mostra continuarem de pé nos dias atuais. “Fazia um tempo que eu já queria vim participar do festival, já tive outros filmes recebidos aqui, mas eu tive a oportunidade de vim, chegar aqui hoje, pousar no aeroporto Glauber Rocha e vim pra cá e vê essa sala lotada e sentir essa energia da cidade. A gente viveu momentos de incerteza algum tempo atrás, agora, eu acho que a gente tem mais certezas do que tá acontecendo então a gente precisa encontrar formas de nos unir cada vez mais e de trocar mais ideias juntos.”, disse.

“Existe uma tendência muito grande diante de tantos ataques e de tanta violência contra a cultura da gente perder as forças, da gente ficar sem esperança. E eu acho que isso também faz parte das estratégias de quem tá querendo desmontar com tudo. Então a gente precisa entender isso e se fortalecer e encontrar formas de nos fortalecermos. Através de um evento como esse tão importante, tão potente, pra cidade, pro Brasil e é isso nos pequenos encontros que a gente tem, nas conversas. Agora sim já deu pra entender que buraco que a gente tá, e a coisa pode afundar ainda mais então a gente precisa começar a reagir. “, completou.

Para fechar a noite, a filha de Glauber Rocha, Ava Rocha, subiu ao palco com Felipe Massumi e trouxe para a cidade o seu show “Trança”.

Para fechar a noite, a filha de Glauber Rocha, Ava Rocha, subiu ao palco com Felipe Massumi e trouxe para a cidade o seu show “Trança”, onde cheia de gingado e performance, Ava homenageou sua avó, seu pai, e toda a sua raiz em Vitória da Conquista.

A programação da Mostra Cinema Conquista acontece até o dia 06 de setembro, com exibição de curtas e longas metragens, sempre no horário da tarde e da noite, e oficinas, palestras e rodas de conversa pela manhã.

Os diretores Klaus Hastenreiter e Guto Parente
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar