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Interesse Público

Com incentivo à leitura, escola conquistense chega ao 1° lugar em Redação no ENEM

Por Gabriela Couto –  Imagine misturar as histórias dos contos da carochinha com YouTube, Redes sociais, alimentação, e outros assuntos que permeiam a vida das crianças e adolescentes no mundo atual. O que isso causa no imaginário e na vida destes pequenos?! Essa é a descoberta que o Educandário Padre Gilberto faz no trabalho desenvolvido nos últimos anos, e que levou a escola a ser o 1° lugar na Redação do ENEM no ano de 2018, com a maior média da cidade de Vitória da Conquista.

Thaise dos Santos e Maria Emília Pinheiro, escola foi primeiro lugar na Redação do Enem

As educadoras da escola atribuem esses bons resultados aos projetos que elas desenvolvem desde os primeiros anos dos alunos, incentivando não só a leitura como também o pensamento crítico, fazendo com que o aluno saiba qual o seu lugar no mundo e se posicionar com as suas próprias opiniões diante as situações do dia-a-dia. De acordo com a  Coordenadora Pedagógica do Fundamental I, Maria Emília Pinheiro de Lima Menezes, “o trabalho começa desde o princípio, no caso desde os nossos pequenininhos a gente tem um foco muito grande na leitura, trabalhando muito dentro da compreensão do aluno e dele muito como protagonista do processo”.

O primeiro projeto do ano na escola foi a FLIPG, que homenageou a professora Heleusa Figueira Câmara, ilustre figura conquistense falecida no início deste ano. Uma das últimas aparições públicas de Heleusa foi no evento de comemoração dos 50 anos da escola realizado em 2018, onde a professora dividiu a mesa com a cantora, compositora e escritora Fernanda Takai.

Thaise dos Santos, professora da Área de Linguagens com sua turma de 4º ano

O projeto de leitura “Sonhos e utopias por dias melhores” foi iniciado um pouco mais recentemente, e são esses projetos realizados durante o ano que  tem gerado esses excelentes resultados do Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo Maria Emília Pinheiro, os resultados são notórios dentro do processo de aprendizado dos alunos, que se envolvem com as atividades propostas pela escola, e saem com conhecimentos que aplicam tanto em sala de aula quanto fora dela. “Nós percebemos um encantamento através das ações desenvolvidas. O engajamento deles é notório, nós percebemos que através dos estímulos dado pelos professores, e o protagonismo do aluno dentro dessa percepção de pedagogia ativa”, disse.

Maria Emília Pinheiro, coordenadora pedagógica do Fundamental I

Quem também tem observado com atenção esses alunos é a professora Thaise dos Santos Rocha, responsável pela área de linguagens. Seu contato com os alunos durante o processo de aprendizagem é muito mais frequente e gera uma percepção mais intensa dentro deste método. “Eu percebo tanto na leitura quanto na escrita. O projeto proporciona uma reflexão sobre a língua, eles conseguem na prática fazer uso daquilo que eles aprenderam nas aulas de língua portuguesa, então eles usam na escrita, na conversa com os colegas, na produção de textos. O projeto de leitura deixa os meninos

Aluno, José Umberto Neto, do 4º ano

motivados, eles ficam envolvidos, não se torna uma leitura de pegar o livro só pra poder responder questões.”

Quem sente essa motivação é o aluno José Umberto de Souza Neto, que tem 10 anos, e cursa o 4º ano. Ele tem visto nesses projetos uma melhora, não só nas suas produções textuais como também na sua visão de criatividade. José Umberto, durante o projeto, até compôs uma música sobre a história dos “Três Porquinhos”, que foi a escolhida para ser adaptada na sua turma. Durante a execução do projeto, ele também conseguiu observar as mudanças não só nos seus textos, mas na sua relação com a leitura: “eu gosto de ler, e de escrever, eu acho que essa leitura que fazemos neste projeto é muito importante. É interessante aprender sobre algo tipo as fases do sono. E o que eu mais gostei foi que a gente pôde ler livros que eu não pensaria em ler e conhecer um assunto diferente, um assunto novo”. Com a criatividade, o incentivo à leitura, e a vontade dessa nova geração, a escola pode ter certeza de que seus rankings no ENEM continuarão altos.

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