WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeralSaúde

Com surto de sarampo acontecendo no país, Vitória da Conquista continua vacinação contra a doença

Na Bahia, até o momento são poucos os casos confirmados, mas com um surto acontecendo no país, a indicação é que se reforce a vacinação

Gabriela Couto – De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 16 estados, dos 27 brasileiros, estão tendo surto de Sarampo, sendo o estado de São Paulo, o local com maior incidência da doença. Na Bahia, até o momento são poucos os casos confirmados, mas com um surto acontecendo no país, a indicação é que se reforce ainda mais a campanha de vacinação contra a doença.

Em Vitória da Conquista, não tem sido diferente, de acordo com Elba Cristina, coordenadora do setor de Imunização do município, as campanhas de vacinação feitas na cidade durante o ano tiveram o resultado esperado.

A campanha do Sarampo já começou no município há mais de um mês. Seu início foi em 7 de outubro para a população infantil, e finalizou 25 de outubro. Depois iniciou para a população jovem e adulta 18 de novembro e terminou 30 de novembro, mas como Elba salientou a vacinação ocorre durante todo o ano.

Elba Cristina, coordenadora de imunização do município

“Então, apesar da gente se referir como campanha, na verdade, é uma busca por tipo de pessoas que não vacinaram contra o sarampo, ou seja, só precisou tomar vacina quem estavam com cartão atrasado ou que naquele momento tem uma indicação para vacina. Não é uma campanha indiscriminada com é a campanha da gripe ou da pólio. Então foi uma campanha diferente nesse sentido. A gente teve esse período de mobilização nacional, mas continuamos com a vacina na rotina do serviço de saúde.”, explicou.

É importante lembrar também que a vacina é distribuída gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), e que qualquer pessoa de até 49 anos de idade que ainda não tomaram a vacina podem ser vacinadas a qualquer momento, basta apenas procurar o Posto de Saúde mais próximo aqui na cidade junto com o cartão de vacinação. As crianças de 6 a 11 meses de idade também podem comparecer ao Posto, pois o Ministério da Saúde decidiu dar uma dose extra para essa faixa etária, por causa do surto do país.

“Nós estamos atendendo a população, tem vacina disponível na cidade, então quem não tiver se vacinado ainda pode comparecer ao Posto de Saúde.”, completou Alba.

Saiba os sintomas do sarampo:

Se você identificar esses sintomas: manchas avermelhadas na pele, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda de apetite, dor no ouvido ou dor de cabeça aguda. Eles aparecem de 10 a 14 dias entre a exposição ao vírus, e você deve procurar um laboratório para que seja feito a sorologia para se confirmar o vírus, e o tratamento adequado seja feito.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar