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Interesse Público

Conquista: Nova cobrança de taxa de estacionamento no Shopping Bolevard divide opiniões

Por Ana Flávia Magalhães – No último dia 9, uma notícia pegou de surpresa o público do Shopping Boulevard de Vitória da Conquista: passava a vigorar a cobrança de taxa de estacionamento para carros e motocicletas. A referente taxa se dá em uma tarifa única, por dia, de R$ 5,00, para ambos os veículos, e conta com uma tolerância de 15 minutos. Há também outras tarifas como: ticket perdido, R$ 5,00 reais; pernoite R$ 15,00 (todas as tarifas para carros e motos).

Essa cobrança de estacionamento tem divido opiniões do público em geral. Para o Técnico em Agropecuária Eraldo Novaes, a cobrança é “um absurdo, uma forma de se apropriar ainda mais do cliente, do consumidor; uma vez que o shopping já tem uma margem de lucro muito mais alta que o comércio em si, então é uma falta de respeito a nós contribuintes”. Por conta disso, muitos consumidores acabam buscando alternativas para se livrarem da cobrança de taxa, como estacionar seus veículos do lado de fora do shopping. Encontramos o cliente Hudson, que afirmou parar seu automóvel fora do estacionamento pois a namorada estava fazendo um procedimento estético de cinco minutos, e segundo ele não valia a pena pagar uma taxa no curto período. Para ele, “a cobrança é indevida porque a gente já está vindo consumir, a gente não está vindo estacionar o carro pra poder ir pra outros lugares, tanto que aqui é um pouquinho longe do comércio.” Encontramos também o comerciante Leandro que, apesar de concordar com a taxa de estacionamento, também parou o seu veículo do lado de fora. Ele afirma: “eu acho que todas as grandes redes de shopping do Brasil cobram, por que que não vai cobrar aqui?”

Mas a nova medida não atinge só os clientes, os lojistas, apesar de isentos, também já sentiram os primeiros impactos da mudança, como afirma Cleiton, proprietário de uma cafeteria: “Nós fomos pegos de surpresa, o faturamento caiu em mais de 50%. Não entendemos a necessidade disso nesse momento, é um shopping novo, é um equipamento que vai fazer dois anos ainda. Nós, lojistas, recebemos a informação na quarta-feira, que na quinta-feira seria dado início à cobrança. Então essa medida precoce é prejudicial para a empresa, para a imagem do shopping, e principalmente para nós, lojistas, porque somos nós quem fazemos o shopping acontecer”.

Uma outra polêmica está no plano mensalista no valor de R$ 100, para funcionários do shopping, que não estão isentos. A expectativa é que a administração reavalie essa mensalidade e ofereça uma opção melhor. Além disso, pensa-se também no público dos órgãos públicos presentes no shopping, e até o momento não houve nenhuma informação sobre esses casos.

Contudo, fica a expectativa de que a administração se pronuncie a respeito das melhorias que a cobrança trará, como a proteção dos veículos, o cuidado frente a roubo, a segurança no deslocamento do shopping ao estacionamento, valorização do estabelecimento, como afirma José Ferreira, proprietário de uma loja de artesanato: “quem gosta de vir ao shopping, sendo pago ou não, vai estar sempre aqui. E se a tendência é crescer, então a cobrança é um sinal positivo”.

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