WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Interesse Público

Medida preventiva proíbe passageiros em pé no transporte público de Vitória da Conquista

Por Ana Flávia – No última dia 18, foi publicado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista o Decreto 20.193, que trouxe novas medidas de prevenção ao Coronavírus. Dentre a suspensão de algumas atividades, estão também medidas significativas para a população da cidade que faz o uso do serviço de transporte público.

Dentre as novas medidas, foi decretado que “as empresas que operam no transporte coletivo urbano e rural deverão limitar a lotação dos veículos ao número de assentos. Não será permitido transportar passageiro em pé”.

Segundo a cobradora de ônibus Bianca Herrera, os funcionários, motoristas e cobradores, receberam a autorização de não levar nenhum passageiro em pé, devendo parar e informar que todos os assentos estão ocupados. Segundo a mesma, não há previsão de quanto tempo a medida irá durar, mas é essencial para evitar constantes aglomerações no transporte público.

Apesar de pegar a todos de surpresa, muitos acreditam que o decreto seja positivo para a população, e vá além da prevenção ao COVID-19. “Eu acredito que é uma medida interessante, positivamente porque agora no momento, tanta aglomeração e o desconforto que já é você ir em pé, o risco diminui até das pessoas caírem quando o ônibus precisa frear, não consigo ver como uma coisa negativa ainda não”, afirma a agente de proteção Meire Shirley, que segue com seus cuidados pessoais higienizando bem as mãos e usando álcool em gel.

Outras sugestões também surgem em meio às opiniões dos passageiros, como a do Street Ícaro Monteiro, que apesar de não usar o transporte diariamente, costuma pegar ônibus em horários e regiões em que as frotas estão lotadas. “Eu acho que esse decreto seria muito bom se mudassem frequência de ônibus, como muitas regiões que tem muitos ônibus sem necessidade, e outras que já tem menos. Eu sei que muita gente ficaria chateada por conta de horários, mas seria o melhor pra todo mundo”, diz ele.

E mesmo tomando todos os cuidados, é preciso redobrar a atenção e entender que medidas como essa têm o intuito de prevenir um problema que é geral, pode atingir qualquer um e todos estão expostos da mesma maneira.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar