WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Prefeitura de Vitória da Conquista adquire 7 mil kits de testes rápidos para Covid-19

Para garantir mais agilidade no diagnóstico da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista comprou 7 mil kits para teste rápido que irão ajudar no sistema de notificação da doença. Os testes têm registro na Anvisa e são importados, por isso, a previsão é de que o material chegue na cidade até o fim do mês de abril.

Os kits vão ser destinados, principalmente, aos grupos dos profissionais de saúde, gestantes e pacientes que tenham um indicativo de positividade maior para a presença do vírus e necessitem de uma resposta mais rápida. “Temos uma preocupação com os profissionais de saúde porque se eles têm a suspeita de Covid, perdemos apoio na linha de frente e, de certo modo, teremos um prejuízo para a assistência à população. Então, se o profissional faz o teste rápido e o resultado é negativo, eles serão liberados de volta ao trabalho mais rapidamente”, explica a secretária municipal de saúde interina, Ramona Cerqueira.

O resultado do teste rápido fica pronto de 10 a 15 minutos e tem a metodologia diferente do exame PCR-RT, que é o exame feito atualmente para pesquisa do vírus na amostra de secreção nasal e da garganta.  De acordo com a secretária interina, “esse teste rápido, que estamos adquirindo, detecta anticorpos presentes no sangue da pessoa e, portanto, a pessoa só pode ser testada depois de alguns dias do início dos sintomas”.

Uma equipe central será treinada para realizar a testagem rápida em pessoas com suspeitas para Covid que será feita, principalmente, em domicílio, para evitar que a pessoa saia de casa, ou em uma unidade de referência que ainda será definida.

Além disso, a secretária interina reforça que mais soluções estão sendo buscadas para garantir mais rapidez nos resultados para os exames da Covid-19 no município: “Já solicitamos, no dia 20 de março, a possibilidade de capacitação do nosso Lacen Municipal para fazer o exame PCR-RT, que é feito atualmente no Lacen Salvador, pra ser feito aqui mesmo no nosso município e a equipe está indo à Salvador nesta semana para fazer a capacitação”. Dessa forma, dentro de alguns dias, o Lacen Municipal fará a análises das amostras coletadas aqui em Vitória da Conquista, garantindo maior agilidade nos resultados.

Fonte: Secom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar