WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Seminário virtual discute cenários da economia pós-pandemia

O que será da economia brasileira depois dessa pandemia? A pergunta que não quer calar – neste momento em que várias atividades de serviços e produções estão paralisados por conta da crise sanitária – foi abordada pelo  economista José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, dono de extenso currículo acadêmico e figura política histórica do PT. Ele foi o palestrante do 13º Seminário Virtual dos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), com o tema “CENÁRIOS DA ECONOMIA BRASILEIRA PÓS- PANDEMIA”, realizado na noite da última quinta (18).
Para Gabrielle, há que se perguntar se é preciso fazer a economia voltar a crescer para os mesmos poucos donos da riqueza ou a preocupação prioritária deve ser em torno de outro eixo: a redução da desigualdade social. Foi o que questionou depois de uma verdadeira aula sobre as mudanças dos modos de produção na economia mundial e nacional. Ele defendeu um modelo que considera mais humano e justo para a economia, com uma reforma tributária distributiva e a adoção de política de transferência de renda que faça a roda da economia girar com a garantia de condições de consumo de todos, a exemplo da experiência do Bolsa Família que no Governo Lula provocou um crescimento de 10% da economia no Nordeste.
Gabrielle respondeu às perguntas de participantes e dos próprios deputados promotores do evento, que voltou a reunir mais de 150 convidados e representantes de 40 municípios do Sudoeste, Serra Geral, Chapada Diamantina, Médio São Francisco e Bacia do Paramirim, presentes na sala virtual. A palestra também foi retransmitida pelas redes sociais dos deputados. Ele foi a estrela do 13º dos seminários virtuais que Waldenor e Zé Raimundo realizam às terças e quintas, programação que já atraiu figuras como o ex-candidato a presidente, Fernando Haddad, o senador Jaques Wagner e secretários estaduais.
Na última terça-feira (16) teve como convidada a secretária estadual de Cultura, Arany Santana e a sua assessora Maria Marighella, que falaram sobre “Lei de emergência cultural Aldir Blanc”. A lei aprovada no Senado que aguarda sanção presidencial reuniu várias propostas para apoiar artistas e o setor cultural na pandemia, incluindo o projeto de autoria do deputado Waldenor Pereira. Este foi um seminário que proporcionou também momentos de descontração com apresentações artísticas intercaladas dos participantes, dentre os quais o maestro conquistense, João Omar, da orquestra Neojibá, do tenor André Effgen e outros

Fonte: Ascom

Texto: Joana D’Arck / DRT-BA 1280

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar