WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
GeralInteresse Público

Aprovação do Novo Fundeb repercute entre lideranças em Vitória da Conquista

Na última terça-feira, 21, os deputados federais aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de renovação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica. A proposta aprovada em dois turnos, que torna o Fundeb permanente e aumenta a participação da União no financiamento da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio, seguirá para análise no Senado. A proposta foi aprovada em primeiro turno por 499 votos a 7; e em segundo turno por 492 votos a 6. O texto é da relatora, a deputada Professora Dorinha (DEM-TO).

A aprovação da Fundeb claro repercutiu em Vitória da Conquista. Lideranças políticas e comunitárias falaram sobre o assunto em suas redes sociais. Confira as declarações:

Deputado Federal Waldenor Pereira (PT) – “VITÓRIA da Educação! O Fundeb fica, agora,  permanente e constitucionalizado. Com muito orgulho registrei meu voto SIM para a aprovação do Fundeb, ajudando a derrotar a proposta criminosa do governo Bolsonaro. Valeu a nossa mobilização, porque foi o conjunto das forças envolvidas na defesa do Fundeb que impôs nova derrota acachapante ao Governo Bolsonaro, que queria tirar 5% dos recursos para o projeto Renda Brasil, incluir os gastos com pagamentos dos inativos e desvincular o percentual mínimo de 70% para os trabalhadores da educação. Isto acabaria com Fundeb”.

Deputado Zé Raimundo (PT), e pré-candidato a Prefeito em Vitória da Conquista, – “Fundeb aprovado em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Uma conquista dos professores, estudantes, da sociedade brasileira. Mais recursos para reduzir as desigualdades sociais em nosso País. Valeu Waldenor Pereira. Seu voto na defesa fez a diferença”.

Presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Luciano Gomes (PR) – “A  aprovação do Fundeb representa um grande passo para a educação brasileira de qualidade, é a garantia de direitos, a garantia de um futuro melhor e mais justo para as nossas crianças. Sem o Fundeb, a educação deixaria de existir, porque os Estados e municípios não teriam como prover os investimentos necessários para que as nossas crianças e jovens fossem mantidas na escola do Ensino Infantil ao Ensino Médio. O Fundeb é um importante reforço de caixa para os Estados e Municípios”.

Vereadora em Vitória da Conquista, Nildma Ribeiro (PCdoB). “Apesar de Bolsonaro, a Educação resistiu e venceu. Aprovada em primeiro e segundo turno a PEC 15, o Novo Fundeb, que é a rgarantia do fortalecimento da Educação Básica no Brasil. Sem Educação não há futuro. A luta agora continua no Senado”.

Vereador Valdemir Oliveira Dias, do PT – “Após grande pressão popular, o Congresso Federal aprovou, em primeiro turno, o #NovoFundeb, agora permanente. Essa é uma importantíssima vitória da educação brasileira, dos profissionais da educação, vitória de mais de 40 milhões de alunos. Parabéns aos nossos deputados federais Jorge Solla e Waldenor Pereira pelo voto a favor da educação pública!”

Participação nos recursos do Fundeb, de acordo com a PEC aprovada na Câmara — Foto: Arte/G1

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar