WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Em ocorrências distintas, PRF resgata 45 pássaros sendo transportados irregularmente dentro de ônibus

Aves silvestres da fauna brasileira foram resgatados durante abordagem da PRF a dois ônibus na BR 116 em Vitória da Conquista (BA).

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 45 pássaros silvestres, na BR 116, trecho do município baiano de Vitória da Conquista. Os flagrantes aconteceram nesta quarta-feira (02) , em frente a unidade operacional da PRF.

Ao abordarem dois ônibus em momentos distintos, os agentes iniciaram os procedimentos de fiscalização e avistaram os animais presos em gaiolas, em compartimento escuro e sem ventilação, demonstrando total falta de higiene e cuidados.

A primeira ocorrência foi registrada às 16h00, quando foram resgatados 03 (três) aves que estavam aprisionadas em gaiolas pequenas. O responsável pelos animais relatou que adquiriu os animais em São Paulo (SP) e pretendia levá-las para a cidade Arapiraca (AL).

Já o segundo flagrante ocorreu onze minutos depois, durante abordagem a um coletivo de passageiros. Ao subirem no ônibus e conversarem com os ocupantes, os PRFs decidiram aprofundar à fiscalização e após uma vistoria minuciosa, acabaram encontrando 01 azulão, 10 canários e 31 coleirinhas amontoados em gaiolas pequenas.

O responsável pelas aves, um homem de 31 anos, não apresentou nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais e informou que recebeu os pássaros de um amigo na cidade paulista de Dobrada e o destino seria a cidade de Bom Sucesso do interior de Pernambuco. Disse ainda que ganhou R$ 50,00 (cinquenta reais) para transportar os animais.

Dada às circunstâncias, foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

As aves foram encaminhadas ao CETAS na cidade de Vitória da Conquista (BA) para adoção das medidas administrativas pertinentes.

O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Muitas das vezes, os animais precisam de cuidados veterinários, pois são vítimas da degradação ambiental e do tráfico. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar