WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Jornada Pedagógica da Rede UniFTC aborda a importância das práticas disruptivas na educação e a formação do profissional do futuro

Evento segue até o dia 05 de fevereiro e contou com palestra de abertura do professor e escritor José Moran

Com o propósito de fortalecer o processo educativo da instituição e preocupada com o desenvolvimento profissional dos professores, a Rede UniFTC promoveu na última segunda-feira, 25, a abertura da Jornada Pedagógica do semestre 2021.1. O evento aconteceu na sala virtual Blackboard e contou com a presença do Prof. Dr. em Comunicação pela USP, José Moran, que ministrou palestra com o tema “Inovando na Educação com Modelos Ativos Flexíveis”.

Professores e coordenadores que compõem a rede de ensino participaram da formação pedagógica, que segue até dia 05 de fevereiro, com palestras, oficinas e seminários que tratam de temas como “Aplicação de Metodologias Ativas no Ambiente Remoto de Aprendizagem”, “Motivação e Engajamento no Ambiente Remoto” e a “Avaliação de Aprendizagem no Séc. XX”. A abordagem principal da jornada, neste período, é a importância das práticas pedagógicas disruptivas e a formação do profissional do futuro.

Após desejar boas-vindas, o vice-presidente acadêmico, Ihanmarck Damasceno, explicou a proposta da Jornada Pedagógica 2021.1. “Depois dos desafios ocorridos em 2020, sabemos que a mudança é necessária e novas práticas na educação são realidade. As rupturas ao modelo tradicional de aprender e ensinar ganham força no mercado. A tendência é fortalecer o hibridismo na educação, melhorando a cada dia e adaptando-se ao novo. A educação, através do modelo ativo de aprendizagem, ganha mais espaço e torna-se uma prática necessária. Tenho certeza que teremos um semestre diferente e bem melhor, sempre avançando”, argumentou.

O momento é desafiador, afirmou o vice-presidente da área da Saúde, André Nazar. “Ensinar nesse sentido constante de inovação e trabalhar nossa dinâmica em sala de aula será essencial. A Jornada Pedagógica será um momento de troca de experiências, aprendizados, discussões e reflexões sobre a inovação disruptiva. Mesmo em meio ao tempo de incertezas, todos nós estamos valorizando a vida e a possibilidade de sermos transformadores na educação vem crescendo a cada dia. Temos um time de professores apaixonados pelo que fazem. O importante é sempre estarmos crescendo e evoluindo. Não há um mundo melhor que não seja construído assim”, comentou.

Durante a palestra, o professor José Moran afirmou que o modelo híbrido é muito mais interativo. “Sabemos que para alguns é uma ferramenta fácil, mas para outros um desafio enorme, mas esta dinâmica na educação ia acontecer. Estava claro que a educação tinha que se mexer. A ideia de flexibilidade, hibridismo, as tendências seriam por aí. Nunca viajei tanto sem sair do lugar. Precisamos nos conectar e realizar uma gestão compartilhada com os estudantes, família, professores, enfim, mudar esta cultura do aluno receber tudo pronto”, enfatizou.

Na ocasião, José Moran apresentou algumas combinações de educação ativa flexível, plataformas interativas de ensino e estratégias didáticas integradas, como aula invertida e avaliação diversificada. O professor também falou dos modelos híbridos do ensino superior e sobre a aprendizagem baseada em projetos e problemas, aprendizagem através de jogos e gamificação, etc.
“Modelos mais flexíveis, personalizados, com maior vínculo ao mundo real, do trabalho, do empreendedorismo, onde o aluno é o protagonista e aprende através de descobertas, investigação ou resolução de problemas”, exemplificou.

Para encerrar o primeiro dia da Jornada Pedagógica 2021.1, o palestrante afirmou que existem duas realidades diferentes, dos que se preparam e os que não se preparam. “É importante que o professor saiba gerenciar isso. O novo cenário exige muita criatividade dos professores para engajar os estudantes em situações tão complexas e desiguais. É essencial a integração crescente entre gestores, docentes, estudantes e pais”, concluiu o Doutor em Comunicação pela USP.

O vice-presidente acadêmico, Ihanmarck Damasceno, finalizou o evento dizendo que os professores estão sendo estimulados a desenvolverem novos hábitos e consolidar novos compromissos. “Vamos continuar em movimento. Inovando, aprendendo a aprender e compartilhando novas experiências”, informou o gesto.

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar