WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
GeralSaúde

Caso de Leishmaniose acende sinal de alerta em Piripá

Menor do que o Aedes aegypti, que transmite a dengue, o mosquito palha é responsável pela transmissão da Leishmaniose Visceral (LV). A LV é caracterizada, principalmente, por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, além de perda de peso acentuada. A doença é causada por protozoários e transmitidas pelas fêmeas do mosquito.
A preocupação da Prefeitura de Piripá se justifica com a confirmação nessa semana na cidade um caso de leishmaniose visceral em uma criança de 1 ano e 8 meses. Além do homem, os cães também funcionam como hospedeiros desses parasitas. Quando um mosquito palha pica um cachorro portador da Leishmaniose, por exemplo, ele pode transmitir essa doença ao homem.
Cuidar de quintais, evitar acumulo de lixo orgânico e entulho estão entre as orientações para evitar o aparecimento do mosquito palha. Também é recomendado evitar banho de rio ao entardecer, usar repelente quando estiver em ambiente de mata. Se notar animais domésticos com feridas características é preciso comunicar a Vigilância Epidemiológica do município. Também é recomendado limpar constantemente os abrigos desses animais.

Quer saber mais sobre essa doença, acesse: http://bvsms.saude.gov.br/…/leishmanioses_visceral.pdf

Fonte: Ascom
Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, cão e texto que diz "LEISHMANIOSE VISCERAL que é? Doença grave, causada por um parasita e transmitida pela picada do mosquito-palha. Pode afetar cães e seres humanos. Idosos, crianças e imunodeprimidos têm maior risco de desenvolver a forma grave da doença. Se não for tratada, pode evoluir para óbito em 90% dos casos em humanos. ப PREFEITURAD PIRIPA Maistrabalho,mai avanços! CURTA AN governodepiripa SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE"
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar