WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Conquista: Câmara participa de reunião extraordinária do Comitê Gestor de Crise para tratar de medidas restritivas

Na manhã desta quinta-feira, 11, o Comitê de Gestão de Crise para Enfrentamento da Covid promoveu uma videoconferência extraordinária para apresentar ao Comitê de Representação Civil e Institucional, o resultado da análise bioestatística que aponta o cenário da doença no município, tratar das medidas restritivas de prevenção ao contágio pela Covid-19 e do funcionamento das atividades econômicas.

Durante a reunião, os participantes demonstraram preocupação com o número de mortes pela Covid e com o alto índice de ocupação dos leitos de UTI, em Vitória da Conquista, mas também falaram do abalo econômico enfrentado pelo município, que tem o comércio como carro-chefe da economia.

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Luís Carlos Dudé (MDB), destacou alguns pontos importantes para o enfrentamento da Covid no município, lembrando sempre da saúde da população e do desenvolvimento econômico da cidade. “No âmbito da Câmara, o que nos compete está sendo feito de forma responsável. Nosso objetivo é salvar vidas, colaborando com os Governos Municipal, Estadual e Federal”, disse.

Dudé falou da importância de despolitizar a situação para que medidas efetivas sejam alcançadas: “Estamos há um ano nessa crise e ainda não aprendemos a lidar com ela, essa é uma grande realidade, o mundo não aprendeu”. Ele relatou o Projeto de Lei 02/2021, que trata da participação do município de Vitória da Conquista no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), para a compra de vacinas, o qual foi encaminhado à Câmara e já está na pauta da Casa para votação. “Fizemos o encaminhamento para a votação em caráter de urgência e já entra amanhã (11). Também fizemos o encaminhamento para uma outra sessão na segunda (15), para que possamos dar celeridade na aprovação desse importante projeto, talvez o mais importante projeto do município neste ano”, afirmou, acrescentando que a Câmara Municipal está debruçada nessa questão, que precisa estar resolvida até o dia 19 de março. “Vamos votar, sim, em caráter de urgência para Vitória da Conquista continuar salvando vidas”.

Outra questão citada pelo presidente foi a criação, pelo Poder Legislativo, da Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19, que atua principalmente na fiscalização das ações relacionadas à pandemia, a qual tem recebido imagens de aglomerações em vários pontos da cidade. “Peço ao Comitê que realize uma fiscalização mais rígida sobre isso. Se vamos aos supermercados da cidade, percebemos que alguns cumprem as determinações e outros não. Uns lacram a sessão de bebidas nos finais de semana, outros continuam vendendo o produto. É necessário que tenhamos uma fiscalização melhor, se a medida cabe pra uns, tem que valer para os outros”, falou.

Outro ponto citado por Dudé foi a abertura de 10 novos leitos de UTI em Guanambi, o que, segundo ele, vai ajudar a desafogar o sistema de saúde de Vitória da Conquista. Citou ainda as eleições de 2020, as festas de final de ano e carnaval, que contribuíram para o agravamento da doença. “Já temos toque de recolher e restrições nos fins de semana, precisamos nos unir agora para elaborar a retomada de tudo”, sugeriu o presidente, citando as escolas particulares da cidade que já demitiram mais de duas mil pessoas nesse último ano. “Temos que ganhar tempo em torno disso e fazer um planejamento, nos reunirmos com todos os setores, como escolas, academias, entre outros, para que possamos discutir e fazer um trabalho a várias mãos”.

Ainda segundo o presidente, a Câmara de Vereadores está à disposição para contribuir naquilo que for necessário e que a Casa está aberta ao dialogo. “Cumprindo todas as metas necessárias, pois o problema é muito grande ainda, mas sempre estaremos abertos ao dialogo”, enfatizou.

O Líder do Governo na Câmara, o vereador Ivan Cordeiro (PTB), ressaltou a importância de se ter mais vacinas e mais leitos de UTIs. Ele explicou que o Brasil já vacinou mais de 9 milhões de pessoas: “Essa população representa mais que a população de vários países, é uma quantidade grande, claro que precisamos de muito mais, mas estamos caminhando bem”, disse.

Ivan relatou que o Ministério da Saúde prevê mais de 30 milhões de vacinas só em março. “Precisamos cobrar vacinas sim, mas precisamos, também, cobrar abertura de mais UTIs”, salientou, lembrando que houve redução de leitos. “Não vamos politizar, mas vamos cobrar do Governo do Estado a abertura de mais leitos. A prefeitura vem fazendo todos os esforços, porém a população precisa ajudar, mantendo e seguindo todos os protocolos”, concluiu.

O secretário municipal de Administração e presidente do Comitê de Gestão de Crise, Kairan Rocha Figueiredo, destacou as ações da prefeitura no enfrentamento à pandemia em Vitória da Conquista, a exemplo da assinatura do protocolo de intenções para participar do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), e falou da análise bioestatística que aponta o cenário da doença no município. O estudo foi realizado após a adoção de medidas restritivas como o toque de recolher e o lockdown. Para o secretário, essas ações não surtiram o efeito esperado. Com base nas sugestões dos representantes da sociedade civil, o comitê deve anunciar novas medidas nos próximos dias.

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar