WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaInteresse Público

Conquista: Delegada Gabriela Garrido fala sobre Operação Resguardo de combate à violência contra a mulher

Por Luciene Costa – Nesta quinta-feira, 11 de março, a titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Vitória da Conquista, Dra. Gabriela Garrido, recebeu a imprensa para detalhar a Operação Resguardo, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que conta com a atuação das polícias do Estado no combate contra à violência à mulher. A atividade, que acontece no mês em que se comemora o Dia da Mulher, na verdade quer evidenciar o cumprimento de mandados de busca e prisão de autores de violência doméstica com a finalidade de trazer à tona uma discussão acerca das violências cometidas contra o sexo feminino. Dr. Gabriela Garrido lembra que ao procurar a DEAM a mulher passará por alguns procedimentos, caso seja necessário, a fim de garantir sua integridade. “A gente trabalha todos os procedimentos relativos à violência doméstica e sexual contra a mulher. A gente faz o atendimento, ela registra a ocorrência. Se ela tiver algum tipo de lesão a gente expede uma guia para ela fazer exame de corpo de delito. Caso ela queira a medida protetiva de urgência a gente expede, encaminha essa vítima para o atendimento da rede, que fornece gratuitamente atendimento psicológico, jurídico, assistente social, etc. A gente faz o atendimento completo dessa mulher para que ela se sinta amparada e fortalecida para levar essa denúncia adiante”, detalhou a Delegada.

Ela lembra ainda sobre as medidas protetivas, que podem ser solicitadas pela vítima para evitar  a reincidência do crime e garantir a integridade física e psicológica dessa mulher.

À frente da DEAM desde de dezembro de 2020, Dr. Gabriela informa que já foram solicitadas 332 medidas protetivas, foram registradas 1009 ocorrências e 1360 inquéritos instaurados.  Só nesta semana foram feitas três prisões. Neste período de pandemia, apesar do número de ocorrência ter diminuído, estudos mostram que houve aumento de chamados no 190 e de denúncias no Disque 100 e Disque 180.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar