WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
facilit adriana calcados
Expressão BahiaInteresse Público

Barra do Choça: palestra destacou “Humanização e Acolhimento no Sus”

Uma palestra com o tema “Humanização e Acolhimento no Sus” foi ministrada na última sexta-feira, 19, aos profissionais de saúde que trabalham no Hospital Municipal Dr. José Maria de Magalhães Neto. Servidores de formações diversas como enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes de portaria, assistentes administrativos e outros trocaram experiências sobre a humanização e os cuidados com os pacientes da unidade hospitalar.
O prefeito Oberdan Rocha participou da abertura do evento, acompanhado dos vereadores Ronaldo Lima e Fabrício Martins. Em sua fala, o gestor municipal lembrou a importância de os trabalhadores da saúde estarem sempre aprimorando o conhecimento. Segundo ele, os usuários do sistema de saúde necessitam de um atendimento cada vez mais “humanizado”, principalmente, nesse momento difícil em que as pessoas estão convivendo com a pandemia de Covid-19. Oberdan considera esta capacitação tão importante, que irá levar este tipo de treinamento a outros profissionais nos postos de saúde da família (PSF).
A capacitação tratou o tema acolhimento e humanização sob o tripé: gestores, trabalhadores e usuários. Humanizar é valorizar as pessoas envolvidas no processo de produção de saúde. A redução das filas, a ampliação do acesso aos serviços, o atendimento acolhedor e resolutivo, a garantia de direitos (tanto dos pacientes quanto dos servidores), enfim, essa foi a tônica durante todo o dia de conversa. Por sinal, muito proveitosa.
Jaqueline Pedrita, diretora do hospital, enfatizou o papel de cada profissional no acolhimento aos pacientes da instituição. De acordo com ela, o Sistema Único de Saúde (SUS) parte, justamente, do princípio do acolhimento, tema do encontro. Já o psicólogo e palestrante, Edgard Filipe Carvalho de Oliveira, falou sobre a humanização e os cuidados que a demanda hospitalar exige. Para ele, humanizar o atendimento significa resgatar e respeitar a vida humana, levando em conta as circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes em todo o relacionamento humano.
Fonte: Ascom
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar