WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaInteresse Público

Barra do Choça: Associação de Artistas recebe agentes do Poder Público Municipal

Encontro fez avaliação positiva do apoio da Prefeitura de Barra do Choça aos artistas locais

A união entre seus pares e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a classe artística marcaram as discussões na reunião da Associação dos Artistas de Barra do Choça (AABC), ocorrida na última segunda-feira (29) no Centro Educacional (CEBC).

Euzébio Oliveira, diretor do Departamento de Cultura, explicou as razões que o levaram a aceitar o cargo e a forma como foram pensadas e conduzidas às ações que culminaram em shows no período junino.

As lives de São João foram uma forma que a Prefeitura encontrou para recolocar em atividade alguns artistas, parados desde o inicio da pandemia. Foram contratados 13 grupos de forrozeiros.

Uma banda, constituída por músicos do município, foi contratada e tocou durante a programação. Euzébio fez questão de destacar que não houve perseguição ou discriminação política.

“Não sou eu que vou censurar ou impedir qualquer artista de fazer colocação ou qualquer critica”, pontuou o diretor.

O secretário de Administração e Planejamento Eric Fabiano Silva representou o prefeito Oberdan Rocha no encontro.

Formado em geografia e com origem nos movimentos sociais, Silva disse que muitas pessoas do associativismo querem falar o tempo todo, impor seus pensamentos, mas não tem a sabedoria de ouvir.

E as associações que mais crescem são aquelas cujos membros escutam, lutam e perseveram.

“Quando existe o diálogo e não apenas a crítica pela crítica, as associações crescem e se estruturam. Se fortalecem e tem poder de decisão e de influência”, disse Silva.

Defensor do associativismo e do cooperativismo, Eric Fabiano encara a associação dos artistas como uma semente “que deve ser regada e cuidada para crescer e render bons frutos”.

Tanto o secretário quanto o diretor do Departamento de Cultura destacaram algumas ações do plano de governo apresentado à população. A criação de um calendário anual de cultura já está em estudo. Um terreno, numa área privilegiada, já foi doado pelo executivo e aguarda a adequada documentação da AABC para recebê-lo.

Euzébio ainda mencionou a reativação da biblioteca municipal com um projeto ousado que desperte o prazer da leitura nas crianças. Saraus com enfoque em literatura, músicas, dança, voz e violão também fazem parte do novo projeto.

O vereador e artista Careca Palhaçada (Adaelton Santos) e o forrozeiro e vereador Fabrição Moral também participaram da conversa e se colocaram a disposição da entidade.

Da mesma forma que a educação, várias pessoas mencionaram a importância da cultura na formação do caráter das pessoas e a união entre os membros foi uma das palavras mais defendidas.

Os associados disseram que projetos culturais os tiraram de caminhos que não teriam volta. Uma clara defesa de que a cultura também salva vidas e “resgata o orgulho de um povo”, como disseram a professora Sidiclei Gama e o também professor Saturnino Barbosa.

Quando o presidente, Antônio César Brito, encerrou a assembleia, o baixista Regi Batata concluiu, emocionado: “Quando um jovem morre vítima da violência, é porque nós falhamos enquanto agentes culturais”.

Fonte, ASCOM/PMBC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar