WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camaravc facilit adriana calcados
DestaquesExpressão BahiaGeral

Prefeitos da região participam em Vitória da Conquista de reunião de lançamento da Frente Integra Sudoeste

Um importante passo para o futuro da região Sudoeste será dado nesta sexta-feira (30), em encontro que será realizado no auditório do Cemae, em Vitória da Conquista. Dezenas de gestores de diversos municípios vão discutir a formação da Frente Integra Sudoeste, uma proposta de unir a região em torno de pautas e projetos que propiciem o desenvolvimento integrado.

O encontro terá a participação especial do prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e vai apresentar os benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional. Petrolina é um dos municípios que mais crescem no Norte e Nordeste e vem experimentando grandes avanços nos últimos anos.

Também foi convidado e confirmou presença do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, que é o gestor municipal de Jequié.

Na parte técnica, o professor titular do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Roberto Paulo Machado Lopes vai abordar as questões econômicas regionais, as vocações econômicas regionais e o potencial de desenvolvimento da região em conjunto. Roberto Paulo é mestre em Economia (Ufba) e doutora em Geografia e Planejamento Territorial (Universidade de Barcelona). Tem dois livros publicados e cinco capítulos de livros, boa parte envolvendo estudos sobre a economia de Vitória da Conquista e da região.

A ideia da Frente Integra Sudoeste nasceu do entendimento entre a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, que é ex-governador do estado da Bahia. Os dois avaliaram que há muitas demandas comuns dos diversos municípios e projetos que, tendo investimentos, resultariam em ganho para toda a região.

Nilo e Sheila chegaram à conclusão de que, ao invés de procurarem encaminhar suas próprias agendas ou partirem isoladamente para buscar recursos federais e possíveis investimentos privados, seria muito mais produtivo capitanear um movimento que juntasse outros gestores em torno das pautas, o que proporcionaria mais força na hora de apresentar os pleitos.

Entre os exemplos de projetos e investimentos que Sheila Lemos e Nilo Coelho apontam como capazes de alavancar o desenvolvimento comum da região incluem-se a barragem do Rio Pardo; um ramal da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) até Vitória da Conquista; a duplicação da BR 116, que está atrasada em, pelo menos, oito anos, e a revitalização e ampliação do setor agropastoril (bacia leiteira, citricultura, ovinocultura, cafeicultura, entre outros potenciais).

Os prefeitos que participarão do encontro devem sugerir pautas que estejam relacionadas a seus municípios e que tenham relação também com o desenvolvimento regional. Foram convidados para formar a Frente prefeitos de 73 municípios que compõem a Macrorregião de Saúde definida pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) do Governo do Estado, por ser a delimitação geográfica e administrativa que engloba a maior parte dos municípios.

O encontro está marcado para as 13 horas.

MUNICÍPIOS CONVIDADOS:

ANAGÉ, ARACATU, BARRA DA ESTIVA, BARRA DO CHOÇA, BELO CAMPO, BOM JESUS DA SERRA, BOQUIRA, BOTUPORÃ, BRUMADO, CAATIBA, CACULÉ, CAETANOS, CAETITÉ, CANDIBA, CÂNDIDO SALES, CARAÍBAS, CARINHANHA. CATURAMA CONDEÚBA, CONTENDAS DO SINCORÁ, CORDEIROS, DOM BASÍLIO, ENCRUZILHADA, FEIRA DA MATA, FIRMINO ALVES, GUAJERU, GUANAMBI, IBIASSUCÊ, IBICOARA, IBICUÍ, IBIPITANGA, IGAPORÃ, IGUAÍ, ITAMBÉ, ITAPETINGA, ITARANTIM, ITORORÓ, ITUAÇU, IUIÚ, JACARACI, JUSSIAPE, LAGOA REAL, LICÍNIO DE ALMEIDA, LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA, MACARANI, MACAÚBAS, MAETINGA, MAIQUINIQUE, MALHADA, MALHADA DE PEDRAS, MATINA, MIRANTE, MORTUGABA, NOVA CANAÃ, PALMAS DE MONTE ALTO, PARAMIRIM, PINDAÍ, PIRIPÁ, PLANALTO, POÇÕES, POTIRAGUÁ, PRESIDENTE JÂNIO QUADROS, RIACHO DE SANTANA, RIBEIRÃO DO LARGO, RIO DE CONTAS, RIO DO ANTÔNIO, RIO DO PIRES, SEBASTIÃO LARANJEIRAS, TANHAÇU, TANQUE NOVO, TREMEDAL, URANDI E VITÓRIA DA CONQUISTA.

Fonte: Secom PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar