WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camaravc facilit adriana calcados
Expressão BahiaInteresse Público

Conquista: Câmara vai debater Campanha Setembro Amarelo em audiência pública

Na próxima segunda-feira (27), às 19h, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e com diversos segmentos da sociedade, vai debater, de forma online, a campanha Setembro Amarelo, com abordagem de vários aspectos voltados à prevenção do suicídio.

O evento acontece num momento em que o país atravessa a realidade avassaladora da pandemia em curso, provocada pelo novo coronavírus e que, devido ao poder de infectividade e de disseminação, ultrapassa todas as barreiras geográficas, étnicas, religiosas e etárias. Segundo a enfermeira Paty Rocha, do Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais-Uesb), essas condições tornam mais necessárias a união de todos os setores e segmentos sociais na defesa da vida, considerando o impacto no comportamento humano pelas alterações de ordem psico-mental e o luto permanente acrescido do isolamento social.

A enfermeira relata que tal realidade é mais que suficiente para agravar o sofrimento individual da ordem psico-mental, podendo desencadear uma crise existencial, levando o individuo ao pensamento de negação da vida, e a campanha do Setembro Amarelo, voltada à valorização da vida, vem somar aos esforços de todos na prevenção ao suicídio. “Precisamos aprofundar mais sobre a saúde mental para compreender a realidade específica de grupos e indivíduos,   voltar o nosso olhar de amparo às fragilidades pessoais, de forma a contribuir para evitar o sofrimento e o suicídio”, afirmou.

Autor do requerimento para realização da audiência, o vereador Luciano Gomes (PCdoB) destacou a importância da iniciativa nesse momento tão crítico enfrentado pela sociedade, com muitos casos de pessoas que desenvolveram ansiedade ou depressão. “Eu estava lendo uma matéria publicada pela CNN Brasil sobre o número de suicídios no Brasil no período da pandemia e fiquei feliz ao observar que os suicídios se mantiveram num patamar estável, e que em alguns países, como a Austrália, até caíram. Mas reconheço a importância da campanha e temos que abraçá-la, porque o número de suicídios, principalmente entre jovens, ainda é muito alto”, disse o vereador.

O evento será aberto à comunidade e seguirá o protocolo de segurança contra a Covid-19, com redução de 50% do público, e contará com transmissão pela Rádio Web Câmara.

Serviço

Audiência Pública Online sobre a Campanha Setembro Amarelo

Data e horário: 27/09/2021, às 19h, de forma remota (online)

Fonte: AScom

Artigos relacionados

Fechar