WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo reforçam apoio para certificação de laboratório de leite da UESB

Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) mais uma vez se colocaram à disposição da Universidade Estadual do Sudoeste (UESB) para atrair mais recursos e intermediar pela certificação do Laboratório do Leite de Itapetinga junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Eles reafirmaram o compromisso ao participar de reunião com a presença do secretário da Agricultura João Carlos Oliveira, na Reitoria da Universidade em Vitória da Conquista, na última sexta, 24 .
Waldenor Pereira foi reitor da UESB por dois mandatos e Zé Raimundo professor e fundador da instituição, para a qual dispensam atenção especial, inclusive nesse caso do laboratório de leite. Ao conquistar a certificação do Inmetro e o credenciamento do Ministério da Agricultura, o laboratório se tornará o primeiro do Norte e Nordeste brasileiro desse porte, integrando, assim, a Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL).

Foram os dois deputados que articularam junto ao Ministério da Agricultura a liberação de R$ 1,5 milhão para a implantação do laboratório, e destinaram das suas emendas parlamentares mais R$ 300mil e ainda fizeram gestões junto a Seagri e Ministerio da Agricultura para certificação do laboratório. “Os nossos mandatos apoiam este projeto desde o início e estamos dispostos a fazer todos os esforços para viabilizá-lo”, reforçou Waldenor, no encontro que além dele, de Zé Raimundo e do secretário atual, teve a participação do reitor da UESB, professor Luiz Otávio de Magalhães, do vice-reitor, professor Marcos Henrique Fernandes e da professora Sibelli Passini Barbosa Ferrão, coordenadora do Laboratório de Qualidade de Leite da Uesb.

O secretário João Carlos Oliveira destacou: “O Laboratório de Leite, no campus de Itapetinga, é um projeto estratégico, de extrema relevância para a região, sobretudo pelo que representa abacia leiteira desses municípios. É um projeto em parceria da Seagri, Governo do Estado, a Uesb, a cadeia produtiva do leite e, certamente, será o primeiro laboratório credenciado para análise no Estado da Bahia e no Nordeste. Com esse projeto, vamos incentivar o fortalecimento da cadeia produtiva do leite e, em especial, da agropecuária dessa região”.

O laboratório já analisou cerca de 10 mil amostras por mês, segundo a UESB, e vem trabalhando para alinhar os procedimentos e as estratégias para o seu credenciamento. Além de beneficiar toda a cadeia produtiva do leite na cidade de Itapetinga e no estado da Bahia, a abertura do Laboratório será um marco para a atividade leiteira de duas regiões do país.“A possibilidade de início das atividades desse laboratório, bem com o seu credenciamento, é de uma importância gigantesca para o Nordeste, porque não há nenhum laboratório. Para a Uesb, eu acho que é impossível até mensurar a grandiosidade de a gente ter um laboratório único no Nordeste junto com grandes laboratórios que existem nas regiões Sul e Sudeste, para medir essa qualidade”, defendeu a professora Sibelli Passini.

Fonte: Ascom

Texto: Joana D´arck

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar