WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaInteresse Público

Barra do Choça: Conheça a história de Enock Ribeiro, que deu nome à Biblioteca Cultural

Nascido em Itambé em 23 de julho de 1954, Enock Ribeiro passou a maior parte de sua vida entre Barra do Choça e Vitória da Conquista. O menino que se tornaria um artista importante do município e seria um poeta, cronista e músico, foi o 10º dos 14 filhos do seu Agenor Oliveira e de dona Maria Oliveira.
Por influência da escola e professores, Enock começou a se interessar pela escrita a partir dos 25 anos, mas foi entusiasmado pela leitura desde novo, mesmo nunca se envolvendo diretamente.
Quando começou a escrever suas poesias, adotou o perfil mais intimista, escrevendo sobre experiências de vida, a natureza e o mundo. Para ele, falar sobre a vida pessoal não chama a atenção do público.
O artista começou a se moldar desde a escola: foi cronista e editor do jornal estudantil conhecido como “O Sertão”. Com amigos, criou o grupo cultural que idealizou e promoveu o jornal informativo, conhecido como “Esculaxo”, a ideia era trazer diversas informações sobre clima, cultura e humor, mas o o projeto teve de ser interrompido por tratar-se de um grupo clandestino.
Anos depois foi um dos membros responsáveis pela criação da Fundação Cultural do Município de Barra do Choça, que não teve apoio político, mas continuou a incentivar o acesso à cultura. Se juntou a outros grupos que também ofereciam ajuda às pessoas vulneráveis e realizavam ações filantrópicas.
A organização, enfim, conseguiu realizar cinco Semanas da Cultura com o suporte municipal, e o grupo teve êxito; posteriormente novas pessoas assumiram o grupo que conseguiram chegar na 10º edição.
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar