WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Sheila Lemos participa em Brasília de movimento por alternativa para financiamento do transporte público

Considerado como um dos maiores problemas para os gestores das médias e grandes cidade, o transporte público é uma das pautas da mobilização promovida pela Frente Nacional de Prefeitos, denominada de Dia D, ocorrida nesta quarta-feira (8), em Brasília. A prefeita Sheila Lemos, que é vice-presidente da FNP para a região Nordeste, participou do movimento, que teve reuniões na Câmara dos Deputados, Senado e em ministérios.

No geral, além da articulação por parceria para resolver o gargalo do transporte público, os gestores querem obter do Governo Federal apoio para o enfrentamento das diversas dificuldades enfrentadas pelos municípios por conta de queda de arrecadação, aumentos nos preços de insumos e insuficiência de recursos para manter índices de investimentos, por exemplo, na educação.

Os governantes presentes em Brasília afirmam que os municípios pedem “socorro” em relação ao transporte público urbano e que uma articulação federativa é necessária para que o setor não entre em colapso. A FNP teme que haja a descontinuidade do serviço, decorrente do subfinanciamento do sistema causado, especialmente, pelo aumento de 60% do diesel em 2021, queda no número de usuários e desequilíbrio financeiro dos atuais contratos.

“O sistema de transporte está à beira do abismo. Sem catastrofismo, se não houver um olhar sensível em relação a essa pauta, vamos viver, já em março, um cenário ainda pior que o de 2013”, alertou o prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, presidente da FNP.

Para a prefeita, a questão do transporte público em Vitória da Conquista é ainda mais delicada e tem exigido medidas do Governo Municipal para a sua manutenção, além da necessidade de aumentar da quantidade de passageiros transportados, como forma de tornar o setor atrativo para empresas, já que a Prefeitura abrirá licitação ano que vem. Sheila destacou que a Prefeitura vem fazendo todos os esforços para oferecer um transporte público de qualidade, com aporte financeiro do Tesouro Municipal, mas que a situação não é facil.

“A gente quer que o transporte coletivo urbano tenha qualidade, rapidez, sem onerar excessivamente o usuário e temos investido nisso, inclusive baixando a passagem, mas ainda há um longo caminho e, assim, como os demais municípios, queremos que o Governo Federal apresente alternativas para ajudar os municípios a sair desse sufoco”, disse a prefeita.

Encaminhamentos positivos – Alguns indicativos positivos da mobilização já puderam ser conhecidos. Em reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ele se comprometeu a discutir, já nesta quinta-feira (9), uma proposta para apresentar ao governo federal. A ideia é ter uma medida provisória que trate da questão da gratuidade no transporte público, na forma de aporte de R$ 5 bilhões da União.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros também garantiu seu compromisso de ajudar prefeitos e prefeitas e disse que vai tratar do assunto do transporte público com o governo Bolsonaro para que a União possa arcar com a gratuidade dos idosos, como previsto no estatuto.

Fonte: Secom PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar