WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaInteresse Público

Evento celebra certificação de diversas empresas baianas na 2ª edição do Programa de Transformação Digital do Hub Conquista

Após seis meses de uma jornada desafiadora de imersão pela transformação digital, cerca de 300 empresas de oito cidades baianas receberam a certificação do segundo ciclo do Programa de Transformação Digital desenvolvido pelo Hub Conquista, em evento realizado na última terça-feira (23), em Vitória da Conquista presencialmente e em mais 7 cidades baianas de forma on-line. A celebração contou com a presença de representantes das empresas participantes e seus familiares, da equipe do Hub Conquista e de representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), Governo da Bahia e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento contou ainda com a palestra sobre inovação de Luiz Candreva, um dos principais futuristas brasileiros, head de Inovação da Ayoo e colunista da CBN.

Por meio de lives, webinars, workshops, consultorias especializadas, entre outras ações proporcionadas pelo Hub Conquista e parceiros, as empresas deram passos importantes rumo à tecnologia e inovação, abraçando novas possibilidades de desenvolvimento dos negócios. Com muita satisfação, a equipe do Hub apresentou os resultados gerais do Programa, confirmando o que já era esperado: o sucesso deste segundo ciclo, superando os resultados do primeiro ano do projeto, já bastante expressivos. Ao todo, as empresas participantes do Programa tiveram um aumento de 22% em maturidade digital (seis pontos a mais que em 2021) e um aumento de 15,4% em produtividade. Além disso, mais de 210 empresas aderiram a novas ferramentas digitais.

A gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Fontes, relembrou a trajetória bem sucedida do Hub Conquista, desde a sua participação no edital em 2020, sendo selecionado em nível de piloto do Programa de Transformação Digital, que aconteceu em 2021 com 100 empresas, até a ampliação do projeto em 2022. “O que vemos hoje é que o Hub conseguiu consolidar a metodologia aplicada no ciclo piloto e conseguiu atingir, mais uma vez, aumento de produtividade, vendas, lucratividade e maturidade digital das empresas que estão sendo atendidas. Este é um caso de sucesso, em que várias instituições estão colaborando para a construção deste ecossistema de inovação”, avalia Adryelle.

Ecossistema de inovação

A consolidação do ecossistema de inovação (rede de parceiros), apontado por Adryelle, é fundamental para que o Hub seja um projeto contínuo e o sucesso do segundo ciclo do Programa de Transformação Digital foi essencial para isso, como enfatiza o coordenador executivo do Hub Conquista, Vitor Teles: “Este ano foi desafiador e de muito aprendizado pra nós e a expectativa para o futuro é de que a gente continue o projeto e que ele não dependa de editais ano a ano, mas que possa ter uma receita contínua e seja perene, porque ele tem feito a diferença para as empresas e para os municípios onde está presente”.

Uma das empresas que têm vivenciado essa diferença é a empresa da arquiteta Mariana Braga, que participou deste segundo ciclo do Programa de Transformação Digital. Segundo Mariana, o projeto transformou a mentalidade e o posicionamento da empresa. “Uma das coisas que mais nos marcou foi ter feito o rebranding da nossa marca, refizemos toda a nossa identidade visual e o nosso posicionamento nas redes sociais para que a gente tenha mais autoridade no nosso nicho profissional”, destacou, relembrando também o apoio fundamental da agente de inovação do Programa, que acompanhou a empresa durante seis meses.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, André Joazeiro, que também esteve presente no evento, celebrou os avanços do Hub Conquista na região e reforçou o seu potencial de crescimento, fazendo um paralelo com o parque tecnológico que já existe em Salvador: “precisamos que esse centro de desenvolvimento tecnológico se multiplique nas outras regiões baianas. E o Hub Conquista cumpre o papel do parque tecnológico que pode crescer ainda mais”. O secretário reafirmou ainda o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) aos próximos passos do Hub.

As empresas que não puderam estar presentes no evento assistiram a celebração por meio de transmissão ao vivo, que pode ser conferida no canal do YouTube do Hub Conquista neste link.

O Hub Conquista tem como mantenedores a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), através do edital Digital.BR, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado da Bahia, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fundação Educacional de Ciência e Inovação (Fundec), entre outros parceiros das cidades atendidas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar