WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Prefeitos levam pleitos ao ministro Paulo Teixeira para fortalecer a agricultura familiar no Sudoeste baiano

Uma audiência com o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA, marcou segundo dia do grupo de prefeitos do Sudoeste baiano que cumpre agenda de visitas a ministérios e órgãos federais nesta semana, em Brasília. Acompanhados dos deputados petistas Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), eles levaram na tarde desta terça-feira (13) ao MDA uma série de reivindicações para fortalecer a agricultura familiar em seus municípios.

A delegação de prefeitos é composta por Cloves Andrade (PT), de Planalto; Heráclito Matos (PT), de Mortugaba; Delci Luz (PSD), de Cordeiros; e Flávio Rocha, de Piripá. Assim como aconteceu na reunião anterior com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, na segunda-feira (12), a reunião no MDA também contou com a participação da chefe do escritório de representação do governo da Bahia em Brasília, Bete Costa.

O grupo conversou com o ministro Paulo Teixeira e sua equipe sobre as possibilidades de ampliação da participação dos municípios nas políticas públicas federais para fortalecer a agricultura familiar. Dentre as ações e programas federais do MDA, foram discutidos a maior inserção no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), cuja inscrição é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

Tambem falaram sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública; O PAA, que tem como objetivo contribuir para o abastecimento alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da distribuição gratuita de leite, além de incentivar a produção de leite pelos agricultores familiares para fortalecer o setor produtivo local e a agricultura familiar; e o Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Outro tema da reunião com o ministro foi o acesso dos municípios às tecnologias de produção, que os mandatos de Waldenor Pereira e Zé Raimundo vem fazendo esforço para fortalecer, destinando máquinas e tratores através de suas emendas parlamentares. Os deputados e os prefeitos avaliaram o encontro como bastante elucidativo e produtivo para estreitar as relações com o MDA e se beneficiarem das novas políticas públicas do Governo do presidente Lula que priorizaram a agricultura familiar.

Fonte: Ascom

Texto: Joana D´arck

Fotos:Ascom WZ

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar