WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
BahiaGeralSaúde

De 10 a 14 de agosto acontece a feira de saúde em Belo Campo com diversos atendimentos gratuitos para a população 

De 10 a 14 de agosto Belo Campo irá sediar uma das maiores Feiras de Saúde da região. Iniciada na manhã da última quinta-feira (10), contou com a presença da secretária estadual de saúde, Roberta Santana, o prefeito do município e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Silva Tigre (PSD), conhecido como Quinho, a diretora do Núcleo Regional de Saúde, antiga DIRES, Karol Rebouças, a primeira dama, Leya Meira, Edivaldo Gomes o coordenador do projeto Saúde Mais Perto, dentre outras autoridades.

A feira é uma iniciativa da gestão de Belo Campo juntamente com secretarias de saúde municipal e estadual viabilizada pelo Governo do Estado da Bahia. Durante a feira serão oferecidos exames e cirurgias eletivas, além de emissão de documentos. A feira conta com uma estrutura ampla, localizada no centro da cidade. A intenção é atender não só os moradores de Belo Campo, mas também de toda a região.

Natália vieira, enfermeira do hospital da mulher em salvador.

Natália vieira, enfermeira do hospital da mulher em salvador, fala sobre a importância da feira e chama a tenção paras os exames preventivos que estão sendo realizados. “Está sendo uma honra pra gente participar desse projeto do Saúde Mais Perto, essa feira é de grande extensão aqui na Bahia, no município de Belo campo. E a gente vem trazendo a parte de preventivos e nutrição. O preventivo a gente sabe que é um dos exames imprescindíveis para a saúde da mulher, e é muito importante no cuidado com o colo do útero, inclusive na detecção precoce de doenças. E estamos aqui para receber cada vez mais mulheres. Pq nós sabemos da importância e da qualidade dos serviços prestados para a população”.

A enfermeira pontua que o exame preventivo pode ser feito já no início da vida sexual, independente da idade. Mas a idade de rastreio para a detecção de doenças como câncer do colo do útero é de 25 a 64 anos.

Edivaldo Gomes, coordenador do projeto Saúde Mais Perto.

Edivaldo Gomes, coordenador do projeto Saúde Mais Perto, fala sobre o projeto, procedimentos para os atendimentos. “Nosso objetivo é regionalizar a saúde, trazer a saúde para mais perto da população, atender as demandas reprimidas, as demandas represadas. Unificar, gerar e avançar com as filas e as demandas reprimidas”, disse.

De acordo com o coordenador serão oferecidos os serviços de cirurgias eletivas, cirurgia de histerectomia que é a retirada do útero total, hérnia umbilical, cirurgia de catarata, consulta com oftalmologista e o serviço de limpeza das lentes para quem já fez a cirurgia de catarata, consulta com nutricionista, preventivo, ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x do tórax, exames laboratoriais, odontologia com tratamento bucal completo, além dos serviços de emissão de documentos, serão oferecidos a emissão da primeira e segunda via da carteira de identidade, inscrição de CPF e emissão de antecedentes criminais, e o balcão de atendimento do governo do estado. Serão ofertados também os serviços de imunização, testes rápidos, consulta com clínico geral, além de espaço de beleza e brinquedoteca.

O coordenador afirma ainda que o intuito é atender nos dias 10 e 11 todos os serviços, fazer mais de 10 mil atendimentos. E dos dias 12 até 14, continuar com os serviços de odontologia. Nesses dias também serão executadas as cirurgias de catarata. Já as cirurgias eletivas vão começar no dia primeiro de setembro, no hospital Afrânio Peixoto em Vitória da Conquista.

Prefeito de Belo Campo e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Silva Tigre (PSD), Quinho,  Secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Roberta Silva de Carvalho Santana.

Para o prefeito de Belo Campo, este é um marco para a cidade e reflete o compromisso do Governo em levar saúde de qualidade a todos os baianos. “E uma parceria do Governo do Estado Governo do e do municipio e nós vamos atender aproximadamente 11 mil pessoas, sendo daqui de Belo Campo e de toda a região com cirurgias importantes como catarata, vesícula, hérnia, enfim, diversos procedimentos que sem dúvida nenhuma vão fazer com que desafogue alguns serviços que estão aí estrangulados. Então, nós queremos fazer com que nossa saúde se desenvolva cada vez mais. A feira é destinada a todos os municípios da macrorregião sudoeste. Então você que tá aí precisando de uma cirurgia de catarata, de vesícula, cirurgia geral, hérnia, você que precisa de ultrassom pode vir ao município. Não precisa necessariamente apresentar um pedido de exame, temos um clínico geral para fazer a avaliação”, disse o prefeito.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar