WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
DestaquesExpressão Bahia

Conquista: Além de apoio e acolhimento a mulheres vítimas de violência, Crav promove diálogo sobre planejamento familiar

O Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav) promoveu, nesta terça-feira (24), um encontro com o grupo terapêutico formado pelas referenciadas. As reuniões em grupo acontecem a cada 15 dias e buscam promover a interação e incentivar o convívio entre as referenciadas. Neste, o tema tratado foi planejamento familiar

A gerente do Crav, Monique Cajaíba, disse que para além da questão da violência, o Crav promove diálogos acerca de outros assuntos do interesse das usuárias, a exemplo do planejamento familiar, principalmente no que tange ao respeito ao direito reprodutivo, à autonomia delas e ao acesso aos métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS, para que estes estejam sempre alinhados com o plano de vida das atendidas pelo Centro de Referência.

Ana Luz

A palestra sobre planejamento familiar foi ministrada pela enfermeira do Hospital Esaú Matos, Ana Luz, e contou com a presença de 17 participantes, entre elas, referenciadas pelo Crav, servidoras e estudantes do curso de psicologia da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor). Na oportunidade, foram feitos encaminhamentos das mulheres para procedimentos de laqueadura e inserção de Diu.

Uma das atendidas pelo Crav, J. C., relatou que o serviço prestado pelo Crav a ajudou no resgate de sua autoestima e reconstrução emocional. “Sou atendida pelo Crav há quatro anos e encontrei aqui um apoio maravilhoso em um momento muito difícil da minha vida. Reforço, a todas as mulheres que passam por violência de gênero, que procurem a ajuda do Crav”, declarou.

DaniellaPara Daniella Cardoso, psicóloga do Crav, o objetivo do grupo é sair da temática da violência e proporcionar outros conhecimentos para essas mulheres. “A adesão não é de 100%, pois algumas delas têm dificuldades financeiras ou já têm atendimento individual. Porém, estamos levando o grupo para visitar outros espaços, o que tem aumentado essa participação”, salientou a psicóloga.

Serviços – O Crav, que recentemente passou a integrar a Secretaria de Políticas para Mulheres, oferece, além de suporte psicológico, orientações jurídicas e encaminhamentos para serviços de assistência social, para proporcionar às mulheres vítimas de violência um suporte abrangente, que envolva não apenas o aspecto emocional, mas também o acesso a direitos e recursos necessários para reconstruir suas vidas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar