WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
BahiaBrasilGeral

Irmã da cantora gospel Sara Mariano chega a Salvador para reconhecer e liberar corpo

Por volta das 10h, Soraia Correia esteve no IML ao lado de uma amiga e do advogado que representa a família da vítima. Delegado que investiga o crime comentou o caso neste domingo, em entrevista ao g1.

Na manhã deste domingo (29), chegou a Salvador Soraia Correia, irmã de Sara Mariano, cantora gospel e pastora encontrada morta na última sexta-feira (27) às margens da BA-093, na região de Dias D’Ávila, cidade da região metropolitana de Salvador. Soraia mora no Ceará e se deslocou até a Bahia para reconhecer e liberar o corpo da vítima, que segue no Instituto Médico Legal (IML) da capital baiana.

Soraia desembarcou nas primeiras horas do dia e, por volta das 10h, esteve no órgão ao lado de uma amiga e do advogado Marcus Rodrigues, que representa a família da vítima. Muito abalada emocionalmente, ela passou mal ao chegar ao local e pediu, mais uma vez, justiça pela morte de Sara.

“Estou arrasada, minha família toda está arrasada. O monstro que fez isso com minha irmã e as pessoas que ajudaram ele, quero que paguem por isso. Eu quero perguntar para Ederlan porque ele fez isso, quanto custou a vida da minha irmã”, disse, aos prantos, fazendo referência ao cunhado e suspeito de matar Sara, Ederlan Mariano.

Apesar da viagem, Soraia não conseguiu reconhecer e liberar o corpo de Sara. Segundo o advogado, houve um “conflito nas informações documentais”. Por isso, a mãe delas, Dolores Freitas, sairá do Maranhão, onde mora, para fazer o procedimento com toda a documentação necessária na Bahia.

Marcus não detalhou quais foram os problemas neste processo, mas adiantou que a previsão é de que Dolores chegue na capital baiana a partir das 9h de segunda-feira (30). Ainda não é possível estimar quando o corpo será levado ao Maranhão, onde Sara nasceu, para ser sepultado, conforme deseja a família.

“O corpo foi carbonizado e é necessário o exame da necropsia, para saber se essa carbonização foi antes, durante ou após a morte, e até para saber se houve outros crimes, como asfixia, lesão corporal, se houve disparo de arma de fogo ou golpe de arma branca. Nesse exame a gente vai saber a total realidade do fato criminoso, e pode demorar. Por isso, creio que não vai ser liberado amanhã”, explicou o advogado, em entrevista para equipe da TV Bahia.

Segunda-feira será dia decisivo, diz advogado

Sara Mariano desapareceu na noite de terça-feira (26) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Para Marcus Rodrigues, a segunda-feira (30) será um dia decisivo para as investigações do caso. O advogado disse que “pessoas que estavam sendo ouvidas como testemunhas passam a ser ouvidas como partícipes, como autoras do fato criminoso”.

“A autoridade policial deverá voltar a ouvir outras pessoas para estar colocando, se necessário, dentro desse fato criminoso. Temos certeza que não foi somente Ederlan Mariano quem praticou esse crime, creio que tenha pelo menos mais duas pessoas [envolvidas]. Então, acredito que a partir de segunda-feira, vai ter episódio novo, vai ser um dia importante”.

Neste domingo, Euvaldo Costa, delegado responsável pelas investigações, disse ao g1 que a polícia investiga “um crime de múltiplas pessoas”, mas ainda não é possível dizer quantos e quem são os autores.

Para Marcus Rodrigues, a segunda-feira (30) será um dia decisivo para as investigações do caso. O advogado disse que “pessoas que estavam sendo ouvidas como testemunhas passam a ser ouvidas como partícipes, como autoras do fato criminoso”.

“A autoridade policial deverá voltar a ouvir outras pessoas para estar colocando, se necessário, dentro desse fato criminoso. Temos certeza que não foi somente Ederlan Mariano quem praticou esse crime, creio que tenha pelo menos mais duas pessoas [envolvidas]. Então, acredito que a partir de segunda-feira, vai ter episódio novo, vai ser um dia importante”.

Neste domingo, Euvaldo Costa, delegado responsável pelas investigações, disse ao g1 que a polícia investiga “um crime de múltiplas pessoas”, mas ainda não é possível dizer quantos e quem são os autores.

Ederlan Mariano foi preso por matar a esposa, a cantora gospel Sara Mariano, na Bahia — Foto: TV Bahia

Também no sábado, o dono do carro em que a cantora foi vista pela última vez com vida esteve voluntariamente na delegacia e entregou o automóvel para ser periciado. O responsável foi intimado para prestar depoimento nos próximos dias.

O dono do veículo é o empresário Hugo Ricardo Cora, também conhecido na comunidade religiosa como “Apóstolo Hugo”. Ele disse que, no momento em que a vítima foi transportada, o automóvel estava emprestado.

Hugo contou à polícia que não gosta de emprestar carro, contudo, o entregou a um vizinho identificado pelo prenome de Gideão, após muita insistência.

“Ele chegou pedindo o carro emprestado, eu disse: ‘não empresto o carro, eu já tive problema, então não empresto’. Aí ele pediu ‘por favor, por favor’ para emprestar, que era rápido, para ele fazer uma ‘correria’ porque o carro dele tinha quebrado e precisava um pegar passageiro, porque ele é motorista de aplicativo. Eu disse: ‘está bem, mas não demore'”.

Depois que Gideão entregou o carro a Hugo, ele conferiu todo o veículo e observou que o veículo estava da mesma forma que antes.

“O carro estava inteiro, não vi nada demais. Aí hoje pela manhã, o ex-proprietário do carro me ligou dizendo: ‘Hugo, você emprestou o carro para alguém?’. Aí ele me disse: ‘Rapaz, [a foto dele] está em tudo quanto é aplicativo. Aí me mandou a foto. Quando olhei, eu disse: ‘é meu carro’. Aí eu peguei o carro e fui atrás da polícia”.

Gideão também foi encaminhado por policiais para a Delegacia de Dias D’Ávila na tarde de sábado, para prestar depoimento, e foi liberado em seguida, conforme o delegado. Ainda não há confirmação policial de que Gideão é suspeito de envolvimento com o crime.

Premeditação do crime

Apesar de ter dado poucas informações sobre o caso, para não atrapalhar as investigações, o delegado Euvaldo Costa detalhou que o crime foi premeditado há pelo menos um mês, quando o casal teria passado por um suposto desentendimento. Questionado sobre o que motivou o ataque, ele ponderou.

“O que posso dizer é que há uma forte vertente de conflito familiar com o autor, mas a gente não pode cravar nenhuma motivação sem chegar a todos os autores. Ela era uma artista, era do mundo artístico, havia muitos interesses comerciais, então pode ter outras questões por aí. Ainda estamos investigando, tudo é prematuro de ser afirmar”.

A versão da premeditação também é sustentada pelo advogado da família de Sara, Marcus Rodrigues. Neste domingo, ele disse que a religiosa era “vítima de um relacionamento tóxico e perdurou nesse cenário durante bastante tempo”.

“Acreditamos que esse fato criminosos foi totalmente premeditado, desde o interesse dele na compra por uma arma de fogo, passando por todas as violências que a Sara já vinha sofrendo há muito tempo. A violência física era cotidiana. Ele a estuprava, forçava [Sara] a ter relações sexuais”, apontou.

O advogado também mencionou, novamente, o áudio que Sara gravou para a irmã, Soraia Correia, em que a vítima dá a entender que o marido é uma pessoa nervosa, de temperamento instável e que queria comprar um revólver.

“O áudio corrobora que ele já vinha premeditando o fato. O momento em que, de forma repentina Sara visualiza que ele tem esse contato com a pessoa que era envolvida com o tráfico de drogas, para compra uma arma, já deixa claro para todos nós que ele estava premeditando esse crime bárbaro”, pontuou Marcus.

Ederlan foi detido temporariamente, porque a polícia apontou que houve clara intenção dele “em destruir as possíveis provas que estavam armazenadas no celular da vitima e prejudicar as investigações dos fatos, bem como impedir a aplicação da lei pena”.

“Ela acabava confidenciando muitas coisas sigilosas para a mãe, mas infelizmente o acusado tinha acesso ao celular dela, através de um programa tipo ‘hacker’. Ele acabou distruindo provas que seriam essenciais para a investigação. Sara mandava mensagem para a mãe já com medo de ele ver, mas não imaginava que ele já estava tendo acesso ao conteúdo através do icloud e desse programa”, comentou o advogado.

Sara deixou uma filha de 11 anos, fruto do relacionamento de 13 anos com Ederlan. Conforme a Polícia Civil, a menina está sob os cuidados dos avós paternos. A família materna já manifestou publicamente interesse em criar a garota, porém, a tutela deverá ser definida pela Vara da Infância e da Juventude.

“A família está destroçada. Eu ainda não tive contato com a filha, que é uma das maiores vítimas também. Estamos aguardando ansiosamente a chegada da mãe [de Sara], para a gente dar continuidade e fazer com que a justiça seja feita”, disse Marcus.

Histórico

Sara Mariano foi vista pela última vez com vida na noite de terça-feira (24), ao deixar a casa onde vivia no bairro de Valéria, em Salvador. Na ocasião, Ederlan Mariano registrou boletim de ocorrência pelo desaparecimento da esposa, e afirmou que ela tinha saído para eventos religiosos, mas alegou não saber quais.

Ele disse ainda à polícia que uma câmera de segurança flagrou o momento em que Sara deixou a residência e entrou em um carro, mas que não sabia quem era o motorista que a levou. Ederlan chegou a pedir para que as pessoas o ajudassem a descobrir onde a esposa estava.

Em um dos dias em que esteve na delegacia para conversar com policiais sobre o paradeiro da mulher, Ederlan foi perguntado por um jornalista sobre uma suposta campanha de arrecadação que ele teria feito nas redes sociais, para ajudar a procurar a companheira, contudo, abandonou a entrevista.

Corpo de Sara Mariano foi encontrado nesta sexta-feira (27), em uma área de mata às margens da BAR-093, no trecho da cidade de Dias D’Ávila — Foto: Reprodução/TV Bahia

Na tarde de sexta-feira (27), três dias após o desaparecimento, o corpo de uma mulher foi encontrado carbonizado em uma área de mata às margens da BA-093, na região de Dias D’Ávila, cidade da região metropolitana de Salvador. Para a Polícia Civil, Ederlan reconheceu que se tratava de Sara, já que um anel e a sandália dela foram encontrados próximo ao cadáver.

Antes de confessar o crime à polícia, ele foi às redes sociais para lamentar o desaparecimento da esposa e pedir ajuda às pessoas que tivessem informações sobre ela. Ederlan também relatou que não havia tido brigas recentes com Sara.

Fonte: g1 Bahia

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar