WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
BahiaDestaquesGeralVitória da Conquista

Vitória da Conquista: Jerônimo Rodrigues e empresários se reúnem para discutir obras estruturantes

Como parte do cumprimento da agenda de três dias em Vitória da Conquista, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da primeira-dama Tatiana Veloso, se reuniu com empresários de Vitória da Conquista e região, na noite desta sexta-feira (10), no auditório da Casa de Eventos Limão Doce.

O objetivo principal foi discutir ações para fomentar o desenvolvimento do município e da região. Jerônimo Rodrigues pontuou que a reunião é um retorno aos empresários a respeito de pautas apresentadas ainda durante a sua campanha eleitoral. “A reunião é uma devolutiva do governador aos empresários, que durante a campanha, no programa de governo, eles me apresentaram uma pauta com diversos pontos. Na área de saúde, que eu considero importante água; gás, e a Bahiagás está aqui hoje pra isso também; abastecimento permanente de água; funcionamento do comércio e serviços para que possam estar equilibrados com seus investimentos; Universidade, oferta de educação superior e profissional”, disse o governador.

Antonino Cabral, o presidente da AINVIC, manter esse diálogo entre poder público e iniciativa privada é essencial para buscar soluções efetivas para as demandas apresentadas. “É um novo momento para se construir, a iniciativa privada junto com o governo, soluções para os problemas da cidade. Muito importante que exista uma abordagem colaborativa entre setor público e privado na busca por soluções para os desafios enfrentados pela região, sugerindo uma perspectiva construtiva e de parceria no desenvolvimento local”, afirmou o presidente

Muitas pautas foram apresentadas ao governador, nas quais se destacam iniciativas como a construção da Barragem do Rio Pardo, a inserção de Vitória da Conquista na rota da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a requalificação do Distrito Industrial dos Imborés, a instalação de um Gasoduto de Gás Natural, a construção de um centro de convenções em Vitória da Conquista e a duplicação da BR-116. Além do atendimento 24h da Deam.

José Maria Caires, presidente do movimento Duplica Sudoeste destacou a importância da união dos empresários em prol do desenvolvimento regional. “O movimento que nós participamos é formado por diversas entidades, sindicatos. Que eu considero todos componentes do nosso movimento. Todas essas empresas avalizam o nosso trabalho que é a Duplica Sudoeste”.

O presidente do movimento Duplica Sudoeste pontuou ainda sobre a duplicação da BR 116 que é uma demanda urgente. “E para concluir, como não poderia deixar de ser, eu tenho ela em números, dos quatro últimos anos 2019, 2020, 2021 e 2022. A Via Bahia arrecadou R$1.414.000.000,00 nesses quatro anos. E consegue sem fazer um quilômetro de duplicação, apresentar um prejuízo nesses quatro anos de R$207 milhões de reais. Passados pelas catracas da Via Bahia nesses quatro anos 158 milhões de carros, a população da Bahia não chega a 13 milhões. Mais de dez vezes a população da Bahia pagam pedágio para a Via Bahia. E o mais desastroso de todos 3.219 acidentes com vítimas”.

Sobre a duplicação da BR 116, que foi um dos temas centrais do encontro, o governador afirmou que já se reuniu com o ministro da estrada e transporte, onde trataram de dois temas: O trecho de Feira de Santana/Salvador, BR324 que é motivo de muitas críticas e a BR 116. “Tá no documento dos empresários a pauta do aeroporto, a duplicação, dos viadutos e da estrada que faz chegar até Minas Gerais, e até Salvador. O ministério está tratando com a Via Bahia e vai enviar ao TCU uma documentação de estudos do comportamento da Via Bahia para os próximos anos”.

Ainda de acordo com Jerônimo, na próxima terça-feira próxima ele irá a Brasília para ouvir a decisão do ministério, “porque o ministro está ouvindo as nossas demandas mais urgentes da BR 324 e com relação a BR 116 o governador afirmou que vai demandar um pouco mais de tempo e cuidado por envolver duplicação de estradas e viadutos. Mas, segundo ele, tais ações podem ser iniciadas já no início de 2024, disse o governador.

Compuseram a mesa o governador Jerônimo; a primeira dama Tatiana Veloso; a presidente da OAB, subseção de Vitória da Conquista, Luciana Silva; o deputado federal, Waldenor Pereira; José Maria Caires, presidente do movimento Duplica Sudoeste; Antonino Cabral, o presidente da AINVIC; o secretário estadual de desenvolvimento econômico, Ângelo Almeida; o presidente regional da SindusCon, Pedro Liberal; o presidente da CDL de Vitória da Conquista, Márcio Pedro Costa. O evento contou ainda com a presença do presidente da UPB, José Henrique Tigre, dos deputados estaduais Zé Raimundo e Fabrício Falcão, além de secretários estaduais e representantes da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (AINVIC).

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar