WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Conquista: Servidores da Semdes participam de formação sobre combate ao racismo na infância

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) está promovendo um ciclo de debates formativos com os servidores sobre o tema “Por uma Infância sem Racismo”, como parte do calendário de ações do Selo Unicef. Os diálogos, que começaram no dia 7 de outubro, têm a participação de servidores que atuam nas unidades socioassistenciais de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

Nesta semana, as discussões aconteceram com dois grupos. O primeiro foi com os mobilizadores do Programa Primeira Infância no SUAS e servidores ligados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Com a participação da psicóloga Monaliza Cirino, o grupo discutiu a saúde mental de crianças e adolescentes afetadas pelo racismo.

Para a articuladora do Selo Unicef, Laís Pinheiro, os debates são uma forma de combater o racismo e discutir as práticas de trabalho dos servidores. “Queremos que a partir desse ciclo de debates, a equipe tenha novas bases para pensar em outras estratégias e criar ações ao longo do ano visando combater o racismo”, explicou Laís.

Laís

Isabela

Mariana

Já no período da tarde, os diálogos formativos foram voltados para os servidores que trabalham na Proteção Social Especial e teve a participação da Equipe do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente da Uesb (NDCA). “As pessoas que acolhem as crianças têm um papel fundamental no combate ao racismo, por isso é tão importante trazer esse debate para dentro da assistência social”, relatou a integrante do NDCA, Isabela Santos.

A educadora Social, Mariana Nascimento, participou da formação e relatou que esses encontros são fundamentais para discutir e repensar o trabalho dos servidores. “Não podemos ignorar comportamentos racistas e fingir que nada aconteceu. Momentos como esse são importantes para que possamos dialogar e combater o preconceito.”

O ciclo de debates formativos “Por Uma Infância Sem Racismo” termina no próximo dia 27, com uma formação voltada aos profissionais que trabalham nas Organizações da Sociedade Civil.

Fonte: Secom PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar