WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
BahiaVitória da Conquista

Natal Conquista de Luz: população curte Rock and Roll, MPB e Pop Rock na praça Nove de Novembro

Na penúltimo dia de atrações do Natal Conquista de Luz 2023, a população esteve na praça Nove de Novembro para prestigiar os shows. Com o espetáculo musical que atendeu aos mais diversos gostos e tribos, a comunidade pôde se divertir ao som de muito Rock and Roll, MPB e Pop Rock, com Suffocation Of Soul, Benjamin e Essencial Hit.

Já no entardecer da última sexta-feira (22), durante o show de abertura, foi possível ver uma onda de roqueiros balançando suas cabeças em sintonia com as melodias do heavy metal. A banda responsável por esse feito foi a Suffocation Of Soul, que está na estrada há 17 anos, levando suas músicas autorais aos ouvidos que anseiam pelo bom Rock and Roll, seja em solo nacional ou internacional.

Para o guitarrista Tarcísio Correia, tocar na Nove de Novembro foi uma experiência sensacional, porque a Suffocation Of Soul costuma se apresentar em espaços fechados e nichados. Ele também destacou que a presença do público foi surpreendente, porque o show aconteceu em um dia útil, às 16h, sendo um horário que muitas pessoas estão trabalhando ou estudando. “A galera compareceu e isso é realmente muito gratificante”, disse.

Maurício, Tarcísio e Marlon

Renata Viana e Maria Luíza Santos esbanjaram estilo e marcaram presença na apresentação de rock. Segundo Renata, essa foi uma oportunidade para que as pessoas mais alternativas pudessem curtir. “Ainda tem muito preconceito com o nosso estilo. E a Prefeitura fez esse show para nós, para a nossa cultura, foi muito legal”, destacou.

Maria Luíza concordou com a amiga e disse que Vitória da Conquista ainda proporciona poucos momentos de entretenimento para os roqueiros, metaleiros e góticos, por isso, essa iniciativa da Prefeitura foi muito necessária. “Está sendo muito divertido, a gente está amando e eu gostei bastante”, disse, enquanto relatava a importância de a Gestão Municipal trazer mais shows desse estilo.

Renta e Maria Luíza

As apresentações, que estão sendo realizadas na praça Nove de Novembro, no centro comercial da cidade, atraem pessoas que passam pelo local, mas também, os comerciantes e vendedores ambulantes. Fruto das comemorações natalinas, o horário comercial foi estendido até às 21h, e, aliado aos shows, pode ser um elevador para o crescimento da economia local.

Antônio
Maria do Carmo

De acordo com a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória da Conquista, Maria do Carmo de Jesus, essa foi a primeira vez que a instituição colocou a barraca de salgados no período natalino (fato que sempre acontece no São João) e já foi possível notar os resultados positivos. “Com os shows, as pessoas param, sentam com a gente e lancham. Está sendo muito bom”, disse.

Além dos tradicionais acarajés, quem passa pela pracinha também pode sentir o cheiro da pipoca de Antônio de Oliveira, que há dez anos trabalha no local. Conforme relatou, os shows foram uma oportunidade para empreender, porque a população vai na Nove de Novembro, visita o comércio, vê o espetáculo e já aproveita para comprar uma pipoca.

Umas das pessoas que traçou esse roteiro foi Daniela Mangabeira, que aproveitou para passar no comércio, assistir ao show do cantor Benjamin e comer uma pipoquinha. “O clima de festa na praça é aconchegante e relembra aquela coisa mais interiorana. Isso de ter uma música na praça, de vir passear e ter a pipoca é uma grande representação”.

Trazendo muita musicalidade, o segundo artista do dia, Benjamin, apresentou um repertório dinâmico e cativante, destacando diversos pontos dos seus dez anos de trajetória. Além das canções autorais, o conquistense soltou a voz para cantar músicas de renomados nomes da musicalidade brasileira, como Caetano Veloso e Belchior e Erasmo Carlos.

PH e Benjamin
Plácido e Benjamin

Em sua fala, Benjamin se mostrou empolgado com a presença do público. “Hoje, a galera saiu de casa, então, fiquei muito feliz com isso, particularmente honrado”. Como parte do espetáculo, houve a participação especial de Pedro Henrique Soares, o PH, e do Plácido Oliveira, da banda Distintivo Blue, que também fez parte dos shows realizados na praça Nove de Novembro.

Para finalizar a noite com chave de ouro, a banda jequieense Essencial Hit embalou as pessoas com interpretações de canções nacionais e internacionais, que marcaram gerações. Já na abertura do show, a população vibrou com a música “bad romance”, da cantora Lady Gaga. Ao longo da noite, os vocalistas Adson Sodré e Agna Matos, cantaram sucessos de Tears for Fears, Dua Lipa, Paralamas do Sucesso, Madonna, Kid Abelha, dentre outros.

Segundo Adson, participar desse festejo natalino em Vitória da Conquista foi muito empolgante e especial. “Para a gente, da Essencial Hit, é uma alegria muito grande estar aqui nessa data específica, porque a gente sempre ouviu falar das festas de Natal aqui, de Conquista, e está sendo a nossa primeira vez”, disse. Agna também destacou a energia dos conquistenses, que sempre recebem a banda com muito carinho.

Tradição na praça Tancredo Neves

Além dos shows que lotaram a praça Nove de Novembro, no Natal Conquista de Luz 2023, outra opção que também atraiu a comunidade foi o tradicional terno de reis, ministrado pelo grupo Os Três Reis Santos. Os raizeiros começaram a tocar na Lagoa das Bateias e seguiram para a praça Tancredo Neves, onde amigos, casais e famílias se reuniram para contemplar a decoração de Natal.

De acordo com Valdeci Terêncio, mestre do grupo, o terno de reis já é uma tradição na sua família. Quando o seu pai faleceu, ele e o irmão ficaram responsáveis por tocar em homenagem ao menino Jesus. “Eu tenho fé nos Santos Reis, que com fé em Deus, eu vou em frente enquanto eu tiver condições. Estou para cumprir a missão que meu pai me pediu”.

Enquanto Os Três Reis Santos tocavam, Iolanda Tavares Tigre dançava no ritmo dos instrumentos. Para ela, manter essa tradição é muito importante, porque alegra o povo. “Toda vez que for ter essa festa, eu vou estar aqui”, declarou.

A programação do Natal Conquista de Luz começou com o acender de luzes na praça Tancredo Neves, no dia 2 de dezembro. Depois disso, a população também teve a inauguração da decoração na Lagoa das Bateias. Os shows na praça Nove de Novembro foram iniciados no dia 14 e terminam neste sábado (23), com a apresentação de Mulher no Samba, marcado para acontecer às 16h.

Fonte: PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar