WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaInteresse Público

Conquista: Prefeitura promove oficina sobre plantas alimentícias não convencionais para agricultoras das hortas comunitárias

Durante o mês de janeiro, a Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu uma série de oficinas em quatro hortas comunitárias do município. A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional, em  articulação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Alimentar e Nutricional.

A última oficina deste mês aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila América, com as agricultoras da horta comunitária do bairro e os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras (SCFV). Além de palestras sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), os participantes também tiveram uma aula prática de como preparar uma torta de ora-pro-nóbis.

Segundo a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Karine Barros, o objetivo da ação foi proporcionar novas oportunidades para a população, por meio de um material que estava sendo descartado. “As Pancs são uma excelente alternativa alimentar, além de já estarem presentes no cotidiano das hortas comunitárias, resultando numa ótima relação custo-benefício. Então, nós aproveitamos para ofertar novas oportunidades para as agricultoras, pensando não somente na alimentação diária, mas também em novas fontes de renda”, afirmou.

As nutricionistas Iasmin Lacerda e Flávia Chaves ministraram a palestra e a aula prática. “Trazer esse conhecimento para elas é reforçar a importância da alimentação saudável. Esse é um alimento muito rico que, muitas vezes, a gente descarta sem dar o devido valor. A gente sabe o quanto é difícil inventar receitas, mas as Pancs são uma fonte de nutriente barata e de fácil acesso. O plantio também é muito fácil, então as agricultoras podem desenvolver nas próprias hortas”, disse Iasmim, que também é coordenadora da Vigilância Alimentar e Nutricional.

A nutricionista da Vigilância Nutricional, Flávia Chaves, pontuou a importância de levar o conhecimento das Pancs para as agricultoras que, por desconhecerem seu valor nutricional, acabam descartando-as. “A gente buscou mostrar para as agricultoras que essa planta é rica nutricionalmente e dá para adaptar em qualquer receita do dia a dia. A ora-pro-nóbis, utilizada hoje na receita, tem diversos benefícios. Ela é rica em proteína, o que normalmente se tem em grande quantidade nas carnes, no frango e no peixe. Além disso, ela também é riquíssima em ferro e auxilia em várias questões de saúde”, explicou a nutricionista.

Maria Aparecida

A agricultora do Vila América, Maria Aparecida, ajudou na preparação da torta. Para ela, foi uma experiência muito enriquecedora. “Em casa, eu gosto de cozinhar, mas a experiência foi ainda melhor sendo acompanhada pelas meninas que são profissionais. Já conhecia a planta e usava em salada, mas não sabia que a gente podia usar de várias maneiras. Foi um prazer muito grande participar desse curso aqui”, relatou.

Fonte: Secom PMVC
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar