WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Chuvas deixam mais de 5 mil alunos sem aulas em Salvador; escolas se tornaram abrigos temporários

Mais de 5 mil alunos de 12 escolas municipais de Salvador tiveram as aulas suspensas, nesta segunda-feira (8), após as unidades serem disponibilizadas para servir de abrigos temporários para vítimas das chuvas.

Segundo a prefeitura, os locais foram disponibilizados para as pessoas que moram em áreas consideradas de risco, que podem registrar deslizamentos de terra e desabamentos por causa da forte chuva que atinge a capital baiana desde o domingo (7).

As escolas viraram abrigos após o Sistema de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador(Codesal) ser acionado em 14 localidades:

  • Mamede
  • Bom Juá
  • Irmã Dulce
  • Mangabeira 1
  • Mangabeira 2
  • Calabetão
  • Vila Picasso
  • Creche
  • Moscou
  • Voluntários da Pátria
  • Baixa do Cacau
  • Bosque Real
  • Olaria
  • Vila Sabiá

Com isso, moradores dessas áreas foram orientados a evacuarem as casas, para evitar tragédias por causa do mau tempo.

Veja a lista detalhada de escolas transformadas em abrigos:

  • Escola Municipal Leovícia Andrade – 515 alunos (atende moradores do Calabetão)
  • Escola Municipal ACM – 385 alunos (atende moradores do Bom Juá)
  • Escola Municipal Carvalho Guedes – 330 alunos (atende moradores da Vila Picasso)
  • Escola Municipal Pirajá da Silva – 375 alunos (atende moradores Vila Sabiá)
  • Escola Municipal Coração de Jesus – 156 alunos (Baixa do Cacau)
  • Escola Municipal Eufrosina Miranda – 621 alunos (Voluntários da Pátria)
  • Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce – número de alunos sendo atualizado
  • Escola Municipal Professor Ricardo Pereira – número de alunos sendo atualizado
  • Escola Municipal Afrânio Peixoto – 591 alunos
  • Escola Municipal Roberto Correia – 853 alunos
  • Escola Municipal Castelo Branco – 363 alunos
  • Escola Municipal Esperança de Viver – 220 alunos

???? O sistema é acionado quando o acumulado de chuvas atinge 150mm em 72h, em função do risco de deslizamento de terra e desabamento de imóveis.

Como funciona? São 14 sirenes instaladas em áreas de risco da capital baiana e todas elas foram acionadas até o final da manhã desta segunda-feira. Inicialmente, é emitido um sinal sonoro e, em seguida, uma mensagem explicando que há risco de deslizamentos na área, alertando aos moradores que se dirijam para locais seguros e pontos de apoios.

Chuva em Salvador

Salvador e cidades da região metropolitana registraram quedas de árvores e deslizamentos de terra no domingo (7) e na madrugada desta segunda-feira, após serem atingidas por um forte temporal. A Defesa Civil da capital baiana (Codesal) emitiu um alerta máximo por causa do acumulado de chuvas.

Nas últimas 24 horas, foram registrados mais de 175 mm de chuvas e, no mês, mais de 300 mm, número que já superou a previsão para abril inteiro. A média histórica para o mês é de 284,9 mm.

Entre estes bairros estão:

  • IAPI (149,2 mm)
  • Ondina (144,8 mm)
  • Centro (141,0 mm)
  • Retiro (135,2 mm)
  • Liberdade-Vila Sabiá (133,8 mm)
  • De acordo com o o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, as fortes chuvas das últimas horas foram ocasionadas por um sistema inédito em Salvador.

    “A gente não tinha ainda vivenciado ele aqui na capital dos baianos, que era um complexo convectivo que trouxe 107 milímetros em duas horas e meia de segunda [1º de abril] para terça-feira [2]. Durante toda a semana, nós tivemos ventos úmidos associados a um sistema de baixa pressão, conhecido como cavado, que intensifica esses ventos úmidos, trazendo muita chuva”, explicou.

    Somado a isso, o diretor da Codesal informou que também há resquício de uma frente fria que atuou na região Sudeste e chegou a Salvador durante a semana. Sosthenes Macedo disse ainda que as chuvas devem continuar nesta segunda e na terça-feira (9) e devem reduzir a partir de quarta (10).

    Entre 0h e 18h30 desta segunda, Salvador registrou 370 ocorrências relacionadas à chuva.

    Uma delas foi o deslizamento que atingiu parte do prédio da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) , no Vale dos Barris. A Codesal foi acionada, esteve no local, fez vistoria e isolou a área. No episódio, três carros e uma motocicleta foram atingidos.

    Deslizamento de terra na parte do prédio de Transalvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

    Deslizamento de terra na parte do prédio de Transalvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

    Em nota, a Transalvador informou que o deslizamento de terra aconteceu atrás do prédio e que bombeiros e técnicos da Codesal estiveram no local. As outras unidades da sede administrativa foram evacuadas após orientação dos engenheiros da Defesa Civil.

    Por causa do deslizamento, o atendimento presencial e o expediente no local foram suspenso na unidade até a finalização das avaliações dos engenheiros da Codesal, que serão realizadas durante o dia.

    Na região da Politeama, um centro de vendas também foi invadido por um deslizamento, que deixou a estrutura do prédio com rachaduras. O imóvel será avaliado pela Codesal.

    Segundo apuração da TV Bahia, 17 famílias precisaram sair do prédio com pertences que conseguiam carregar em malas, deixando eletrodomésticos e outras coisas para trás.

    Outros deslizamentos de terras, também sem vítimas, foram registrados no bairro da Mata Escura, próximo do Complexo Penitenciário Lemos Brito, e na região de Valéria. Ninguém ficou ferido nessas ocorrências.

    Auxílio emergencial

    Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Bruno Reis se reuniu com secretários e dirigentes que integram o Sistema Municipal de Defesa Civil, no Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal, para avaliar o cenário e as medidas que estão sendo adotadas para solucionar os problemas ocasionados pelas chuvas e dar suporte à população, principalmente aquela que vive em áreas de risco.

    Acionamento de sirenes em Salvador — Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

    Acionamento de sirenes em Salvador — Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

    O prefeito afirmou que a prefeitura vai conceder auxílio emergencial para indenizar as famílias que perderam seus pertences.

    “Quem mora em área de risco, onde nós acionamos os sistemas, por favor, procurem algum dos nossos abrigos. Temos nove escolas onde estamos abrigando as pessoas, além das nossas unidades de acolhimento”, afirmou.

    Alagamentos

    Salvador amanheceu com chuva nesta segunda-feira — Foto: Reprodução/TV Bahia

    Salvador amanheceu com chuva nesta segunda-feira — Foto: Reprodução/TV Bahia

    Por causa do grande volume de chuva atingiu Salvador, alguns bairros registraram alagamentos como no Largo da Calçada, Barra, Avenida Centenário e Itapuã.

    Nas últimas 24h, os locais onde mais choveu foram:

    1. IAPI (149,2 mm);
    2. Ondina (144,8 mm);
    3. Centro (141,0 mm)
    4. Retiro (135,2 mm)
    5. Liberdade-Vila Sabiá (133,8 mm)

    Estes dados, atualizados às 17h30, são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador – Cemadec.

    Quedas de árvores ????

     

    –:–/–:–

    Árvore cai em importante avenida de Salvador e causa transtornos no trânsito

    Também durante a madrugada desta segunda, ao menos três árvores caíram por causa da forte chuva que atingiu Salvador. Veja os pontos:

    • Avenida Garibaldi:

    Parte de uma árvore caiu na Avenida Garibaldi, sentido Federação e ocupa parcialmente a pista.

    Árvore caiu na madrugada desta segunda-feira, na Avenida Garibaldi — Foto: Reprodução/Redes Sociais

    Árvore caiu na madrugada desta segunda-feira, na Avenida Garibaldi — Foto: Reprodução/Redes Sociais

    • Bairro da Pituba:

    Uma árvore caiu em cima de um carro na Rua das Algarobas.

    • Bairro de Cajazeiras:

    Parte de uma árvore caiu na ladeira do Pinicão, localizada entre as Cajazeiras 5 e 10. O tronco ocupou parte da via, impossibilitando a passagem de veículos nas primeiras horas da manhã. No entanto, foi retirado por volta das 7h.

    Árvore caiu no bairro de Cajazeiras, em Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais

    Árvore caiu no bairro de Cajazeiras, em Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais

    Nível de alerta máximo em Salvador

    A Defesa Civil da capital baiana emitiu, na noite de domingo, o alerta máximo por causa do acumulado de chuvas acima de 150 milímetros nas últimas 72 horas. O órgão informou que as chuvas devem continuar nas próximas horas, inclusive nesta segunda-feira, o que exige atenção das pessoas.

    Em caso de risco ou ocorrências, as pessoas devem ligar para o 199.

    “Os nossos engenheiros, arquitetos e geólogos da Codesal continuam nas ruas realizando as vistorias feitas a partir dos chamados que são dados pelo 199. Em caso de risco, se afaste dessa condição, disque 199 e aguarde que um dos nossos profissionais possam realizar a vistoria e garantir a segurança das suas vidas e das suas famílias”, alertou.

    Lanchinhas suspensas

    Travessia Salvador-Mar Grande segue suspensa por causa das más condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos — Foto: Divulgação/Astramab

    Travessia Salvador-Mar Grande segue suspensa por causa das más condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos — Foto: Divulgação/Astramab

    Por recomendação da Capitania dos Portos e devido às condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos, que ficaram adversas por causa do mau tempo, a Travessia Salvador – Mar Grande foi suspensa às 12h de domingo.

    Também por causa do mau tempo, a Travessia Salvador-Morro de São Paulo operou com conexão em Itaparica. Já as escunas de turismo não fizeram o passeio pelas ilhas.

    A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) informou que as operações da travessia Salvador-Mar Grande podem ser retomadas nesta segunda-feira, caso as condições de navegação melhorem e assegurem o tráfego seguro das embarcações.

    Serviços impactados

    • Coordenação de Táxis e Transportes Especiais

    Os atendimentos na Coordenação de Táxis e Transportes Especiais da Semob (Cotae) foram suspensos nesta segunda após o deslizamento de um barranco na região dos Barris atingir parte dos sistemas de internet e elétrico.

    Os permissionários que realizaram agendamento serão atendidos em outras datas, por ordem de chegada, desde que apresentem o comprovante emitido no site. Os serviços da Cotae serão retomados após a conclusão dos reparos nas redes de internet e elétrica.

    • Plano Inclinado Gonçalves

    Diante do volume de chuva que atingiu a capital baiana, a operação do Plano Inclinado Gonçalves também foi interrompida por medida de segurança. Os ascensor deve voltar a funcionar após a conclusão da análise das condições do equipamento.

    Os demais ascensores de Salvador e a Travessia Ribeira-Plataforma operam normalmente.

     

    –:–/–:–

    Defesa Civil emite alerta por conta de fortes chuvas e sirenes são acionadas em Salvador

    A Defesa Civil da capital baiana emitiu, na noite de domingo, o alerta máximo por causa do acumulado de chuvas acima de 150 milímetros nas últimas 72 horas. O órgão informou que as chuvas devem continuar nas próximas horas, inclusive nesta segunda-feira, o que exige atenção das pessoas.

    Em caso de risco ou ocorrências, as pessoas devem ligar para o 199.

    “Os nossos engenheiros, arquitetos e geólogos da Codesal continuam nas ruas realizando as vistorias feitas a partir dos chamados que são dados pelo 199. Em caso de risco, se afaste dessa condição, disque 199 e aguarde que um dos nossos profissionais possam realizar a vistoria e garantir a segurança das suas vidas e das suas famílias”, alertou.

    Lanchinhas suspensas

    Travessia Salvador-Mar Grande segue suspensa por causa das más condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos — Foto: Divulgação/Astramab

    Travessia Salvador-Mar Grande segue suspensa por causa das más condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos — Foto: Divulgação/Astramab

    Por recomendação da Capitania dos Portos e devido às condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos, que ficaram adversas por causa do mau tempo, a Travessia Salvador – Mar Grande foi suspensa às 12h de domingo.

    Também por causa do mau tempo, a Travessia Salvador-Morro de São Paulo operou com conexão em Itaparica. Já as escunas de turismo não fizeram o passeio pelas ilhas.

    A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) informou que as operações da travessia Salvador-Mar Grande podem ser retomadas nesta segunda-feira, caso as condições de navegação melhorem e assegurem o tráfego seguro das embarcações.

    Serviços impactados

    • Coordenação de Táxis e Transportes Especiais

    Os atendimentos na Coordenação de Táxis e Transportes Especiais da Semob (Cotae) foram suspensos nesta segunda após o deslizamento de um barranco na região dos Barris atingir parte dos sistemas de internet e elétrico.

    Os permissionários que realizaram agendamento serão atendidos em outras datas, por ordem de chegada, desde que apresentem o comprovante emitido no site. Os serviços da Cotae serão retomados após a conclusão dos reparos nas redes de internet e elétrica.

    • Plano Inclinado Gonçalves

    Diante do volume de chuva que atingiu a capital baiana, a operação do Plano Inclinado Gonçalves também foi interrompida por medida de segurança. Os ascensor deve voltar a funcionar após a conclusão da análise das condições do equipamento.

    Os demais ascensores de Salvador e a Travessia Ribeira-Plataforma operam normalmente.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar