WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Expressão BahiaInteresse Público

Conquista: Prefeitura leva 14ª edição do programa Suas na Comunidade ao distrito de Veredinha

A 14ªedição do programa Suas na Comunidade foi realizada pela Prefeitura neste sábado (20), no distrito de Veredinha, a cerca de 50 quilômetros da Zona Urbana de Vitória da Conquista. Entre os beneficiados, havia pessoas de localidades como Baixa Seca, Lamarão, Baixa da Porteira, Baixão de Veredinha, Lagoa de Melquíades e do próprio povoado de Veredinha.

Em frente à Escola Municipal Tobias Barreto, sede do Círculo Escolar Integrado (CEI), a estrutura montada pelo Governo Municipal abrigou equipes de uma série de serviços aos quais as pessoas puderam ter acesso, sem que fosse necessário viajar dezenas de quilômetros até a Zona Urbana.

Prefeita Sheila Lemos fala a moradores de Veredinha

Além das políticas públicas executadas por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a exemplo do CadÚnico, do Bolsa Família e dos demais programas sociais do Governo Federal, os moradores puderam acessar os serviços levados por entidades parceiras, como a Defensoria Pública da União (DPU), e por outras secretarias municipais – como a de Desenvolvimento Rural (SMDR), que distribuiu cerca de 200 mudas de laranja, limão e tangerina entre agricultores que já haviam se cadastrado previamente para aderir ao programa Citros do Futuro.

Breno Farias (à dir.) e Eduardo Castro distribuem mudas de cítricos

A iniciativa pretende entregar um total de 20 mil mudas a pequenos produtores locais, oferecendo ainda um incentivo financeiro e assistência técnica periódica a quem se inscrever. “A nossa ideia é trazer mais uma possibilidade de renda para os agricultores familiares”, informou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias.

“O Suas na Comunidade é uma atividade para aproximar o Governo Municipal das pessoas. A gente traz os serviços até vocês”, resumiu a prefeita Sheila Lemos, ao conversar com a comunidade local. “Estamos rodando todos os distritos e os grandes povoados, e também os condomínios do Minha Casa, Minha Vida”, disse ainda a chefe do Executivo Municipal.

Economia e facilidade

Até o início dos trabalhos em Veredinha, o Suas na Comunidade já havia realizado mais de 4,2 mil atendimentos somente neste ano, atingindo aproximadamente 2,8 mil pessoas.

Entre elas, a agricultora Pedrina Leal, 63 anos, que só precisou caminhar algumas dezenas de metros para resolver pendências referentes aos documentos pessoais de sua neta de dez anos. “É muito bom, porque livra de a gente ir lá”, avaliou Pedrina, refereindo-se à Zona Urbana do município. “É economia, e melhora muito. O que a gente vai pagar para ir lá, a gente já fica esperando aqui”, acrescentou a moradora.

Caso precisasse comparecer à sede de Vitória da Conquista para resolver essas questões, Pedrina teria de desembolsar entre 40 e 50 reais de passagens, aproximadamente. Essa realidade também foi mencionada por outro morador de Veredinha, o pastor evangélico Sidney Figueiredo. “A gente vê muitas pessoas que têm dificuldade de sair daqui pra chegar lá, pra tentar pegar uma senha e realizar as demandas. Aqui, fica mais fácil, né?”, comentou o religioso.

Outro a agradecer pela chegada do programa foi o agente comunitário de saúde Fabrício de Jesus: “A gente mora numa região em que poucas pessoas têm condições de ir a Vitória da Conquista. Que esse projeto possa acontecer mais vezes, com mais frequência”, observou Fabrício.

Compromissos

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o desejo de Fabrício será atendido. “O Suas na Comunidade veio para ficar. Isso é um compromisso nosso”, assegurou o titular da Semdes aos moradores.

“O dia de hoje marca mais uma certeza de que o programa vêm impactando na vida de quem vive nas comunidades rurais e nos condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida”, disse ainda Michael. “É o compromisso de fazer com que a assistência social possa chegar cada vez mais perto de quem mais precisa”, finalizou o secretário.

Também no que depender da prefeita Sheila Lemos, o programa terá vida longa. “Tenho a missão de cuidar das pessoas da minha cidade”, disse Sheila. “Sei que as demandas são muitas, e não é possível resolver tudo de uma vez. Mas o que é possível fazer, a gente vem fazendo com muito trabalho e muita força de vontade”, concluiu a gestora.

Além dos moradores, da prefeita Sheila Lemos e de integrantes da estrutura administrativa do Governo Municipal, também compareceu ao Suas na Comunidade o vereador Nildo Freitas.

Fonte: Secom PMVC
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar