WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Bahia

Bate-Pé recebe domingo caravana do Programa de Governo Participativo

Em plenárias por todo o município, moradores sugerem ações para plano de governo do pré-candidato a prefeito de Conquista, Waldenor Pereira (PT)

“Fala aí, Conquista!”: a caravana que leva essa frase como um convite à participação das pessoas, na escolha de prioridades para investimentos em suas comunidades, chega ao distrito de Bate-Pé, neste domingo (26). É lá, às 9h, que o Programa de Governo Participativo (PGP) realiza sua 19a plenária em Vitória da Conquista. Através do PGP, o pré-candidato a prefeito Waldenor Pereira (PT) vem consultando a população e acolhendo contribuições e propostas para a formulação de um programa de governo que tenha o aval e a cara do maior especialista nos assuntos que interessam ao município: o povo.

“Eu preciso de remédio pra pressão alta, tenho que tomar todo o dia. Mas não encontrei na farmácia da prefeitura (Farmácia da Família, praça Vitor Brito). E no posto de saúde Nestor Guimarães, minha receita demorou 8 dias pra sair”, contou o aposentado Manoel Souza Meira, de 68 anos, durante plenária nesta quinta-feira (23), no bairro Jurema. Mesmo dia em que a esposa dele, Maria da Conceição Meira, não pôde fazer o acompanhamento da diabetes, porque a fita que mede a insulina estava em falta na mesma farmácia. “Como é que o povo vai viver desse jeito? Quem não tem condição de comprar, faz o quê?”.

Liderança local do Jurema, Sandro Capoeira sugeriu a melhoria do sistema de drenagem. “É insuficiente, principalmente aqui na baixada. Muitas vezes nem tá chovendo aqui, a gente sai na porta de casa e a água que vem dos bairros mais altos dá quase na cintura!”.

Ouvir mais para errar menos: governar com as pessoas

Desde 14 de março, as plenárias do PGP já passaram por 10 bairros (Patagônia, Bruno Bacelar, Bateias, Panorama, Jardim Valéria, Vila América, Guarani, Miro Cairo, N.S. Aparecida e Jurema) e 8 distritos rurais (São João da Vitória, Cercadinho, Dantelândia, José Gonçalves, Veredinha, Iguá, São Sebastião e Pradoso). Até o início de junho, as vozes dos moradores de outros 3 distritos (Bate-Pé, Cabeceira da Jibóia e Inhobim) e mais 9 bairros (Nova Cidade, Alto Maron, Urbis VI, Lagoa das Flores, Ibirapuera, Campinhos/Simão, Cruzeiro, Bairro Brasil e Zabelê) estarão representadas e serão acolhidas, num total de 30 encontros.

Na plenária mais recente, do bairro Jurema, o ex-prefeito Guilherme Menezes parabenizou a comunidade pelas demandas levadas ao pré-candidato Waldenor Pereira, e frisou a importância dessas vozes. “Eu e Zé Raimundo estivemos por 20 anos à frente de um Governo Participativo em que tudo era discutido com a população. Mostrávamos o quanto a prefeitura recebia dos governos Federal e Estadual, o quanto ela arrecadava e o quanto tínhamos para investir, sempre ouvindo as pessoas e decidindo junto com elas. Porque governo de verdade não trabalha para as pessoas, mas com as pessoas!”.

“Nem tudo a gente a sabia. Então, nós ouvíamos muito. E por isso, foram anos de transformação, desenvolvimento, progresso e respeito. Democracia é ouvir e praticar aquilo que é correto. O pior governo é o que não ouve”, lembrou o deputado estadual e ex-prefeito, Zé Raimundo. Waldenor Pereira não abre mão dessa fórmula. “Nada melhor do que ouvir quem mais entende dos problemas das comunidades: os próprios moradores. Eles é que sabem onde aperta o calo. E quando a gente toma decisões coletivamente, acerta muito mais do que erra. Vamos seguir conversando com as pessoas, pra construir de maneira democrática e participativa, um programa de governo que esteja perfeitamente sintonizado com os desejos, as demandas, as inquietações da nossa população”, destaca o pré-candidato a prefeito.

Asfalto entre Pradoso e Bate-Pé

O início das obras de asfaltamento dos 21,9 km de estrada que separam as sedes dos distritos de Pradoso e Bate-Pé vai ser anunciado em breve pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante nova visita a Vitória da Conquista, com data a ser confirmada nos próximos dias. Sonho antigo das comunidades locais, a obra – com investimento estimado de R$ 28,3 milhões – é fruto de um compromisso assumido pelo governo em novembro do ano passado, durante um ato no distrito de Bate-Pé. A autorização para a licitação foi assinada em março, em Salvador, na presença do pré-candidato a prefeito Wladenor Pereira e dos deputados estaduais Zé Raimundo (PT) e Fabrício Falcão (PCdoB).

A expectativa é que, no mesmo dia em que anuncie o começo das obras de asfaltamento, o governador confirme outras importantes licitações, que são resultado de encontros prévios com empresários e lideranças de Vitória da Conquista, a exemplo da duplicação do anel de contorno – com os respectivos viadutos – e a construção do Centro de Convenções de Vitória da Conquista.

Fotos: Thiago Gama

Fonte: ASCOM

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar