
Por Gabriela Oliveira
Durante a 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada nos dia 11 e 12 de março, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e realizada no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), foram realizadas as votações das propostas para eleger as Delegadas e Delegados, que irão representar a Bahia na 5 Conferência Nacional de Meio Ambiente que ocorrerá de 06 a 09 de Maio de 2025, em Brasília-DF, com o tema: “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”.
As propostas apresentadas pelos delegados e delegadas foram distribuídas nos seguintes eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental.
Ao todo, foram eleitos 60 Delegados que representarão a Bahia, desses Delegados, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG), elegeu dois Delegados que vão representar a região Sudoeste da Bahia: Victor Lima Souza representando o setor privado e Elisângela de Sousa Alves representando a sociedade civil. Segundo a diretoria do Consórcio, as propostas eleitas em Brasília, servirão de embasamento para a COP 30, que será realizada em Belém-PA.
Os diretores também fizeram uma avaliação sobre a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente: “Foi um marco importante na discussão sobre a crise climática que aflige nosso planeta. Sob o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, o evento reuniu especialistas, ativistas, estudantes e representantes do governo em um ambiente de troca de ideias e propostas inovadoras. A conferência não apenas destacou a urgência da situação climática, mas também enfatizou a importância da mobilização social. O sentimento geral foi de esperança e determinação, com muitos participantes expressando seu compromisso em atuar em suas localidades para enfrentar os desafios ambientais. Ao final do evento, foram elaboradas propostas que servirão como base para ações futuras e políticas públicas que visem à proteção do meio ambiente na Bahia. A 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente reafirmou o compromisso da sociedade baiana em lutar por um futuro sustentável e justo para todos”.
5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
Tema: A emergência climática que vivemos, com eventos extremos cada vez mais frequentes e intensos.
Na 5ª CNMA será debatido a emergência climática junto com o desafio da transformação ecológica: como transitamos para um Brasil mais resiliente, menos vulnerável às mudanças climáticas e reduzimos as emissões de gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global. Esta 5ª CNMA marca a retomada da governança participativa, depois de onze anos da última Conferência. Os debates em todo o país vão até maio.
Etapas da Conferência
A realização da conferência vem passado por algumas etapas, finalizando com a etapa nacional:
1- Conferências Livres
Até 26 de janeiro de 2025
2- Conferências Municipais ou Intermunicipais
Até 26 de janeiro de 2025
3- Conferências Estaduais e Distrital
Ocorre de 15 de janeiro a 15 de março de 2025
4- Etapa Nacional
Ocorre de 06 a 09 de maio de 2025