
Um dia diferente para produtores e comunidade do distrito de José Gonçalves. Durante todo este sábado (12), a localidade acompanha as atividades da 4ª edição da Semana do Produtor de Leite, que este acontece na Fazenda Tio Júnior, em um único dia dedicado a palestras com especialistas renomados do setor agropecuário, entre eles, o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna, sobrinho do escritor Ariano Suassuna.
O evento reúne cerca de 300 participantes, entre produtores, agrônomos, técnicos, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas para discutir os desafios e as potencialidades da cadeia leiteira no município, que ocupa a 7ª posição entre os maiores produtores de leite da Bahia, com um rebanho de 12.841 animais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A abertura oficial ocorreu às 9h e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural (SMDR), Breno Farias, da segunda vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Cris Rocha, do engenheiro agrônomo e palestrante, Paulo Suassuna, da presidente da Associação dos Produtores de Leite do Sudoeste da Bahia (Aprosulba) e palestrante, Francielle Farias, da zootecnista e instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Hellenn Cardoso, do coordenador municipal de Promoção Agropecuária, Arlindo Rebouças, do coordenador da Subprefeitura de José Gonçalves, Gustavo Barros, e do gestor de Políticas Públicas do Sebrae, Fernando Suzart.

O secretário Breno Farias reforçou o papel do poder público no fortalecimento da pecuária leiteira no município, destacando que a produção anual de leite em Vitória da Conquista ultrapassa os 22 milhões de litros, o que evidencia a relevância econômica da atividade. “Temos intensificado os investimentos na Zona Rural, com projetos voltados para o melhoramento genético do rebanho, como o Programa Mais Pecuária Brasil, que oferece mais de 600 doses de inseminação artificial por ano, visando aumentar a produtividade. Além disso, contamos com uma equipe de quatro veterinários que prestam assistência técnica contínua aos produtores”, explicou.
Representando a prefeita Sheila Lemos, o vice-prefeito, Aloisio Alan, destacou a missão da gestão municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, de impulsionar o desenvolvimento da cadeia leiteira. “Estamos sempre ao lado dos produtores rurais, levando informação e tecnologia para aumentar a capacidade de produção, proporcionando condições para que vivam e cresçam com a atividade leiteira”, afirmou.

Também presente, o deputado federal Leo Prates elogiou a iniciativa e anunciou a liberação de recursos para impulsionar o setor rural. Ele também comentou sobre ações em âmbito nacional voltadas à proteção dos produtores diante de eventos climáticos extremos. “A Prefeitura está de parabéns pela organização deste evento, que leva conhecimento e apoio aos nossos produtores. Por meio de uma emenda parlamentar, estamos destinando um milhão de reais para a aquisição de novos equipamentos, promovendo o desenvolvimento da região e a geração de renda. Além disso, em Brasília, presido a Comissão de Desastres Climáticos e, entre nossas metas, está a criação de uma matriz de proteção que ampare o empreendedor e o produtor rural em situações de perda de produção”, afirmou o parlamentar.



A vereadora Cris Rocha, representando a Câmara Municipal, ressaltou a atuação do legislativo no incentivo à produção leiteira, destacando a criação da Lei nº 2.575, de 23 de dezembro de 2021, de autoria do presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, que visa dar visibilidade aos pecuaristas da região. “É uma grande satisfação participar deste evento, representando o Legislativo. Reafirmo nosso compromisso em valorizar o trabalho dos homens e mulheres do campo, contribuindo para o desenvolvimento regional”, declarou.
Presidente da Aprosulba, Francielle Farias conduziu a palestra “Produção de Leite dos 30 aos 300 Litros”, compartilhou estratégias práticas para elevar a produtividade em pequenas propriedades. Ela enfatizou a importância do manejo eficiente e da assistência técnica, destacando que eventos como a Semana do Produtor de Leite são fundamentais para o intercâmbio de experiências entre produtores de diferentes realidades. “Essas trocas reforçam a necessidade de investir em genética, alimentação balanceada e práticas sanitárias adequadas, contribuindo para o aprimoramento da atividade no semiárido”, afirmou.
Na sequência, a zootecnista Hellenn Cardoso abordou os principais entraves da gestão rural durante a palestra “Gestão de Propriedades da Pecuária Leiteira”. Ela apontou como as falhas administrativas impactam negativamente o desempenho da agricultura familiar.
“A gestão é fundamental para a sustentabilidade da atividade. Um dos principais erros cometidos é a falta de controle financeiro — muitos não registram os gastos e lucros da propriedade”, explicou. Segundo ela, descuidos como não anotar datas de nascimento dos animais, ignorar o calendário vacinal e não balancear a alimentação por lotes comprometem significativamente o retorno econômico da bovinocultura leiteira.

O produtor e empresário Alírio Júnior, responsável pelo Laticínio Tio Júnior, compartilhou sua trajetória na pecuária leiteira e os desafios enfrentados no semiárido. Ele ressaltou a importância da inovação e das parcerias para ampliar a produção.
“É uma tradição que veio de pai para filho. Quando comecei, nem sabia o que era um laticínio. Nossa maior dificuldade era comercializar o leite. Iniciamos com 800 litros por dia e hoje agregamos mais de 30 produtores locais. Também temos parceria com outros 10 produtores para aquisição de vacas. Atualmente, produzimos iogurte, queijo mussarela, manteiga e leite pasteurizado, gerando renda e impactos positivos na zona rural”, contou.
A produtora Rosimeire Amaral iniciou a criação de gado leiteiro durante a pandemia, no povoado da Batalha. “Me mudei para a Zona Rural e começamos com algumas vacas. Hoje, temos cerca de 70 cabeças de gado e estamos produzindo doce de leite artesanal no Curral da Pedra”, relatou.


Fernando Bezerra, morador da comunidade de Pedra Branca, reforçou a importância do evento como espaço de aprendizado sobre nutrição animal. “Vendo leite para um rapaz do povoado da Caiçara. Aqui no semiárido, a gente planta palma para ajudar na alimentação do rebanho. Já participei de outras edições para assistir às palestras de Paulo Suassuna sobre o cultivo da palma”, contou.
Presenças
Também marcaram presença na 4ª Semana do Produtor de Leite, a secretárias de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, de Saúde, Fernanda Maron, de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, de Governo, Geanne Oliveira, e os secretários de Comunicação, Luiz Fernando Lima, de Desenvolvimento Social, Michael Farias, de Cultura e Esportes, Xangai, de Serviços Públicos Luís Paulo, além dos vereadores Luciano Gomes e Ricardo Gordo.
Programação
À tarde, a programação segue com a palestra “Tecnologia do Cultivo Intensivo de Palma”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Paulo Suassuna, às 13h30. Em seguida, às 14h30, será realizada uma oficina prática sobre o tema. O encerramento do evento está previsto para as 18h.
A 4ª Semana do Produtor de Leite é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fonte/Fotos: PMVC