Destaques
Câmara de Vereadores de Encruzilhada realiza sessão solene nesta sexta-feira; educação foi um dos principais temas debatidos

A Câmara de Vereadores de Encruzilhada realizou nesta sexta-feira (26), a sessão ordinária para debater assuntos pertinentes ao desenvolvimento socioeconômico municipal. Dentre as pautas estiveram a ampliação e melhorias do Colégio Estadual do Campo Nancy de Cássio Esteves, indicações dos vereadores e votação de projetos de Lei do Executivo.
O presidente da Câmara, Sérgio Cavalcante indicou a construção de quiosque na Pracinha da Rua Nelson Pales, em frente ao INSS, no município de Encruzilhada e a possibilidade de instituir o pagamento do décimo quarto salário aos professores da rede municipal de ensino.
Sérgio Cavalcante solicitou ainda, junto ao deputado federal Waldenor Pereira, uma emenda parlamentar para a implantação de um sistema de telefonia celular no povoado de Boa Vista da Tapera, medida que certamente representará um grande avanço para a qualidade de vida da população local.
O vereador Paulo Lima a instalação de boca de lobo com manilha na Travessa Zeferino Mares / Rua Eupídio Vargens, rua que liga o Poeirão ao Alto dos Ministros e o construção de ponte de concreto na Estrada Vicinal que liga Encruzilhada ao Batata -Rio Água Preta.
Durante a sessão também foram votados Projetos de Lei do executivo municipal. Estiveram presentes os vereadores Sérgio Cavalcante, presidente da Câmara, Maria Verônica de Sá, vice-presidente, Carlos Henrique Batista Rocha, Dilson Pinheiro dos Santos, Jorge Alves Costa, Leonardo Araújo Carvalho, Merques José Alves Rocha, Paulo Lima e Renata de Araújo Sousa.
A Câmara aprovou o Projeto de Lei, de autoria de Sérgio Cavalcante, que denomina como Rua João Martins de Sousa o logradouro público situado na saída do Povoado de Boa Vista da Tapera sentido ao Distrito de Vila do Café, zona rural do Município de Encruzilhada.
O prefeito Pedro Alves Lacerda ( Dr. Pedrinho), participou da sessão por chamada de vídeo, e conversou com o Presidente da Câmara Sérgio Cavalcante. Durante a ligação, o Prefeito reforçou seu compromisso com a Escola Estadual Nancy de Castro Esteves, localizada no distrito de Vila do Café.
O Deputado Fabrício, juntamente com o Deputado Federal Waldenor Pereira e Lucas Reis, assessor do Senador Jaques Wagner, estão trabalhando para garantir a construção da nova escola. Sérgio Cavalcante e Dr. Pedrinho, juntamente com seus parceiros, deram garantia de que a licitação para a construção da nova escola será realizada dentro do prazo previsto, até 15 de novembro de 2025.
Além disso, o Presidente da Câmara informou que o Governador retornará ao município e que a ordem de serviço para a construção da escola será dada nesta ocasião. Essa notícia traz esperança para a comunidade, que aguarda a construção da nova escola há algum tempo.
Vice-Diretor do Colégio Estadual do Campo Nancy de Castro Esteves busca apoio na Câmara de Encruzilhada para ampliação da escola
O vice-diretor do Colégio Estadual do Campo Nancy de Castro Esteves, Allan de Souza Silva, participou da sessão na Câmara de Vereadores de Encruzilhada a convite do vereador Sérgio Cavalcante para expor a necessidade urgente de ampliação e melhorias na estrutura da escola, localizada no distrito de Vila do Café.
Durante sua apresentação, Allan de Souza Silva destacou que a escola, construída em 2003, não passou por nenhuma ampliação ou reforma desde então, apesar do crescente número de alunos matriculados a cada ano. A falta de espaço adequado impede a criação de um laboratório de informática, a guarda de instrumentos da fanfarra e a oferta de cursos técnicos, além de prejudicar as condições de estudo dos alunos com necessidades especiais, que não dispõem de um banheiro apropriado. A escola também não possui refeitório adequado nem quadra poliesportiva.
Sensibilizado com a situação, o vereador Sérgio Cavalcante buscou o apoio do deputado federal Valdemar Pereira para viabilizar a construção de uma nova escola, seguindo o modelo padrão SEC Itatiaia, com salas multifuncionais, laboratório, quadra, campo society, refeitório e teatro.
A SEC (Secretaria de Educação do Estado) já aprovou o projeto, mas o prazo para a licitação se encerra em 15 de novembro. O vice-diretor apelou para que toda a comunidade, incluindo vereadores, prefeito, deputados e o próprio governador, se unam em uma força-tarefa para garantir que a escola seja contemplada com a construção já em 2026.
Estiveram presentes representando o Colégio Nancy de Cássio Esteves, Allan de Sousa Silva, vice-diretor; o funcionário Wellington Lacerda Santos Silva, os alunos Kamila Oliveira Santos, André Marino dos Santos Neto, Samilly leal Santos, a professora Elenilda Souza Maciel Brandão eMaria do Carmo de Jesus Sousa mãe de aluno. A partir de agora, a mobilização se intensificará nas redes sociais e em toda a região, buscando o apoio necessário para a realização desse importante projeto.