WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesVitória da Conquista

Fórum Quilombola do Sudoeste define mais de R$ 3,5 milhões em investimentos para comunidades por meio de emendas 

A quadra do Colégio Estadual de Tempo Integral (CETI), em Vitória da Conquista, ficou pequena pra acolher mais de 1.000 lideranças quilombolas de diversos municípios na manhã deste sábado (27), durante a realização do II Fórum Quilombola do Sudoeste de Emendas Participativas, promovido pelos mandatos do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual Zé Raimundo. Além dos debates e das deliberações, o evento foi marcado por um clima de confraternização e valorização da cultura afro-brasileira, com apresentações de grupo de capoeira.

Durante o encontro, os parlamentares anunciaram investimentos superiores a R$ 3,5 milhões destinados às comunidades quilombolas do Sudoeste. Desse total, R$ 1,5 milhão já foi aplicado no ano passado na aquisição de equipamentos agrícolas, veículos e kits da economia solidária. Para este ano, os mandatos ampliaram os investimentos, destinando mais R$ 2 milhões para novas ações e equipamentos.

Waldenor Pereira

A iniciativa consolida um modelo de gestão participativa adotado por Waldenor e Zé Raimundo, no qual são as próprias comunidades beneficiadas que definem, em plenária, através de delegados, as prioridades para aplicação dos recursos públicos, garantindo transparência, controle social e maior eficiência na execução das emendas parlamentares.

Durante o fórum, o deputado estadual Zé Raimundo reafirmou o compromisso dos mandatos com a promoção da igualdade e da justiça social. “Nós estamos aqui mais uma vez nos comprometendo em continuar aplicando recursos do orçamento federal e do orçamento estadual para fortalecer essas comunidades que historicamente sempre foram discriminadas e esquecidas”, afirmou.

Zé Raimundo

Já o deputado federal Waldenor Pereira destacou o caráter inovador e reparador da iniciativa: “O II Fórum das Comunidades Quilombolas do Sudoeste promove a reparação histórica do povo negro por meio de emendas participativas, onde a própria comunidade decide, em plenária, o destino dos recursos”, ressaltou.

Waldenor também anunciou novas ações de valorização da cultura e da produção quilombola. Segundo ele, os mandatos apoiarão a realização de cinco feiras agroculturais quilombolas, a construção de 50 Quintais Produtivos e a edição deste ano da FliConquista será dedicada à valorização da cultura negra.

Os deputados frisaram que, ao promover o segundo fórum, os seus mandatos reafirmam o compromisso com a construção de políticas públicas em diálogo permanente com as comunidades, fortalecendo a agricultura familiar, a economia solidária, a cultura, a geração de renda e a cidadania dos povos quilombolas do Sudoeste baiano.

Fotos: Igor Chaves/ Ascom WZ

Fonte: ASCOM WZ

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar