WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
atuv facilit adriana calcados
Interesse Público

Usinar solar: Prefeitura de Conquista e Solarchio ampliam parceria para energia renovável

O Governo Municipal tem buscado modernizar a administração pública e também desenvolver o município de forma sustentável. Nesse sentido, foi oficialmente inaugurada na noite da última quarta-feira (19), a Usina Solar do Cristo de Mário Cravo.

Aberta as parcerias público-privadas, a gestão municipal recebeu o equipamento da empresa conquistense Solarchio. “Agradeço aos empresários conquistenses por essa doação. Isso aqui é um recado de energia 100% renovável. E não fica por aí: assinamos um protocolo de intenção de implantação de uma usina no Estádio Lomanto Júnior para gerar energia para o estádio e outros equipamentos públicos. É inovador e sem dúvida Conquista vai assimilar. Estou muito feliz”, declarou o prefeito Herzem Gusmão, na oportunidade.

Prefeito e empresários assinam convênio

Além do estudo de viabilidade técnica para implantação da usina solar no Lomantão, o prefeito anunciou a elaboração do Plano Municipal de Turismo. “Vamos fazer uma grande obra na área do monumento do Cristo de Mário Cravo, transformando-o num mirante para que a população possa contemplar a beleza de Vitória da Conquista”, revelou Herzem.

O grupo Solarchio, nas pessoas de Antônio Cabral Filho e Jorge Chiacchio, falaram do entusiasmo em fazer esse projeto personalizado e doá-lo ao município. “É uma grande satisfação estarmos entregando essa usina para nossa cidade, nosso povo e iluminando um monumento como esse. Para nós, é motivo de muita felicidade, de muita gratidão por esse feito junto com a Prefeitura de Vitória da Conquista”, afirmou Chiacchio.

Segundo Cabral Filho, a iniciativa visa contribuir com o meio ambiente. “Como pessoas que amam essa terra e empresários que querem devolver o tanto que ela nos deu, quando vimos a bela ação da Prefeitura em restaurar o Cristo de Mário Cravo resolvemos doar uma usina de energia renovável. Fomos muito acolhidos pelo prefeito Herzem Gusmão, conseguimos instalar a usina e Conquista mais uma vez sai na frente. Ficamos muito felizes”, contou o empresário.

Coral da Igreja Centenário apresenta cantata de Natal

Coral da Igreja Centenário apresenta cantata de Natal

A solenidade foi realizada na própria área do monumento do Cristo de Mário Cravo, no bairro Cruzeiro, e contou com a participação do coral da Igreja Batista Memorial do Centenário, que apresentou a Cantata “Vinde Adoremos”.

“Estamos muito felizes de estar aqui participando dessa inauguração. Uma excelente iniciativa que vai ajudar muito. Achei também a restauração da área maravilhosa porque as pessoas podem vir aqui agora. Está tudo direitinho, está tudo lindo”, disse a regente do coral, Denise Cunha de Matos.

“Acho muito importante a inovação”, avaliou o presidente da Acivic.

Autoridades civis e militares, além do empresariado conquistense prestigiaram a entrega. Entre eles, estava o atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista (Acivic), Márcio Pedro Costa, que avaliou: “Acho muito importante a inovação da Prefeitura em parceria com a iniciativa privada em gerar energia renovável e com isso gerando sustentabilidade, pois gera economia e preservação do meio ambiente. Com isso, acredito que mais empresas vão utilizar energia renovável para se manter e oferecer um futuro mais sustentável para nossos filhos”.

A Usina – De acordo com a Solarchio, a Usina instalada é de 11,05 kilowatts (kw), o que corresponde a uma geração anual média de 160.000 kilowatts por hora (kwh). Na prática, isso equivale à preservação de 200 árvores e à redução de emissão de nove toneladas de gás carbônico (CO²) à natureza. Com isso, o equipamento vem para trazer saúde para o meio ambiente e economia para os cofres públicos municipais.

Fonte: Ascom/PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar