WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camaravc facilit adriana calcados
Expressão BahiaGeral

Prefeitos se reúnem em Vitória da Conquista para o lançamento da Frente Integra Sudoeste

Por Luciene Costa  A união faz a força. Sem dúvida essa frase tão conhecida tem sido a norteadora de um grupo de Prefeitos da região Sudoeste da Bahia que apostam na união para efetivar ações e projetos que garantam maior desenvolvimento para seus municípios e para sua região. Nesta sexta-feira, 30, foi realizada uma reunião, no auditório do Cemae, em Vitória da Conquista, onde foi discutida a formatação dessa união, que está recebendo o nome de Frente Integra Sudoeste.

A Prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade, lembrou que a ideia da criação dessa frente surgiu a partir de um diálogo com o Prefeito de Guanambi, Nilo Coelho. “Eu bebi um pouco dessa experiência de Nilo Coelho, que já foi Governador da Bahia, e pensamos como seria importante se as cidades procurassem resolver as demandas juntas, em conjunto. Queremos aproveitar as potencialidades de cada cidade e desenvolver a região como um todo. Convidamos os 73 prefeitos da grande região sudoeste para hoje lançarmos essa frente, pensarmos no desenvolvimento regional”.

Prefeito de Petrolina Miguel Coelho; a Prefeita de vitória da Conquista,, Sheila Lemos; o Prefeito de Guanambi, Nilo Coelho; o Presidente da Câmara de Vereadores de Conquista. Luis Carlos Dudé, e a vereadora Lúcia Rocha.

O Prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, participou do evento onde defendeu a importância da união dos municípios para o desenvolvimento regional. “Estou aqui hoje atendendo esse convite da Prefeita Sheila e quero dizer a vocês que a união faz a força. Fui prefeito quatro vezes, presidente da União dos Prefeitos, vice-governador, governador e deputado federal e a conclusão que chego é que quanto mais unidos estivermos melhor para trabalhar por nossa região”.

O evento contou ainda com a troca de experiências com o Prefeito de Petrolina, Miguel de Souza Leão Coelho, que falou sobre os benefícios com a integração desses municípios . “É uma alegria para gente enquanto prefeito de Petrolina e secretário geral da Frente Nacional de Prefeitos poder participar do movimento Integra Sudoeste da Bahia que tem tudo para ser um grande polo de serviços, de logística e também na agricultura assim como Petrolina que já é na fruticultura irrigada. A gente vem com o intuito de fazer uma troca de ideias, de projetos e ações, além de escutar também as demandas daqui para que possamos levar dentro do debate da frente nacional aquilo que a gente quer que é gerar emprego, um Brasil mais forte, uma Bahia mais forte. E a gente fica feliz com essa aproximação das duas cidades que são muito parecidas e que tem muito para colaborar com o desenvolvimento de nosso Nordeste”.

A Prefeita Sheila Lemos; o prefeito de Guanambi. Nilo Coelho; a mãe da prefeita, Irma Lemos; o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

A União dos Municípios da Bahia também fez parte da programação através de seu Presidente, o Prefeito de Jequié, Zenildo Brandão (PP), conhecido como Zé Cocá, que parabenizou a ideia do projeto que visa o fortalecimento dos municípios, através da união na busca de soluções para suas demandas em ações conjuntas e planejadas. “O Integra Sudoeste quer unir vários municípios com realidades diferentes, e hoje todo mundo que se juntar e buscar seu desenvolvimento. Os municípios são fortes, mas precisam se unir cada dia mais. A ideia é atrair investimentos para a região; a integração será importantíssima de preferência para os pequenos municípios”.

A reunião contou com a participação de 24 prefeitos. Entre as pautas comuns já apontadas durante o evento estão a duplicação da BR-116, a construção da Barragem do Rio Pardo, o fortalecimento da cafeicultura e ovinocultura, revitalização e ampliação do setor agropastoril, além da criação do polo têxtil.

Os municípios que compõem a Frente Integra Sudoeste estão na macrorregião de saúde definida pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Prefeitos de Belo Campo e Encruzilhada, respectivamente José Henrique Silva Tigre e Wekisley Teixeira Silva (Dr. Ley).

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar