WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Entretenimento

Preta Gil reúne amigos e familiares durante missa em Salvador: ‘agradecer o fato de estarmos vivos’

A cantora e empresária Preta Gil, de 49 anos, celebrou nesta sexta-feira (5), a primeira de 2024, a cura do câncer que teve no intestino. A artista reuniu amigos e familiares em uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro Histórico de Salvador.

Preta assistiu a missa ao lado do pai, Gilberto Gil, da madrasta Flora Gil, da amiga Regina Casé, que foi à celebração com o filho Roque, além da filha Benedita e do neto Brás. Outros amigos da família, como o escritor Clarindo Silva participaram da celebração.

A missa, que ainda contou com a presença do amigo Gominho, teve as participações do instrumentista baiano Armandinho, que tocou o Hino ao Senhor do Bonfim, e do cantor Del Feliz.

“Que a vida de Preta Gil e a vida de cada um de nós seja cada dia mais valorizada, cuidada e celebrada. Temos que ficar unidos como irmãos e irmãs, porque a “fé não costuma faiá”. Foi por querer estar com Deus que nos reunimos aqui, neste dia, para dizer que a fé não falha”, disse o pároco Lázaro Muniz, que ficou a frente da celebração eucarística.

Acompanhada da neta Sol de Maria, Preta entrou no templo religioso ao som de “A Paz”, música do pai, Gilberto Gil. Antes do início da missa na igreja que frequenta desde a infância, Preta falou que se sente abençoada por estar viva. “Eu sou uma mulher abençoada mesmo, poder estar aqui em Salvador na primeira sexta-feira do ano, celebrando a vida, não só a minha [vida], mas a de todos. Estou aqui para receber uma benção que é estar viva. Isso é muito gratificante, hoje realmente só tenho gratidão”.

Preta Gil reuniu amigos e familiares durante missa em Salvador nesta sexta-feira (5) — Foto: Malu Vieira/g1

Preta Gil reuniu amigos e familiares durante missa em Salvador nesta sexta-feira (5) — Foto: Malu Vieira/g1

A cantora aproveitou par enviar uma mensagem de fé para outros pacientes que estão passando por tratamentos de saúde.

“Isso [câncer] é algo que quem passa realmente reisignifica a existência da vivência, dessa passagem da gente pela Terra. Essa minha passagem sempre foi sobre alegria, amor, e agora, depois de tudo que passei, ainda mais. Me solidarizo com todos que estão nesse momento passando por um tratamento como eu passei e acreditem que a fé e o amor curam. Confiem nos médicos e entreguem a Deus que você vai se curar”, disse.

Gil, Flora, Preta, Regina Casé, durante missa em Salvador nesta sexta-feira (5) — Foto: Malu Vieira/g1

Gil, Flora, Preta, Regina Casé, durante missa em Salvador nesta sexta-feira (5) — Foto: Malu Vieira/g1

Preta ainda relembrou que durante o aniversário do ano passado, em 8 de agosto, uma missa foi celebrada para ela, mas que por questões de saúde não foi possível comparecer.

“Para mim é muito importante está aqui hoje, eu tenho essa igreja no meu coração, porque desde pequena eu frequento ela. Padre Lázaro foi muito querido, generoso. [Geraldo] Badá – produtor cultural – fez uma missa no meu aniversário e eu não pude estar, porque eu estava no meio do tratamento oncológico. Agora que o tratamento acabou e eu estou me reabilitando, achei que era muito importante agradecer”, disse.

‘Me inspiro nela’

Fabíola Gomes Passos, de 58 anos, está fazendo tratamento contra o câncer e encontrou Preta Gil durante missa em Salvador — Foto: Malu Vieira/g1

Fabíola Gomes Passos, de 58 anos, está fazendo tratamento contra o câncer e encontrou Preta Gil durante missa em Salvador — Foto: Malu Vieira/g1

Moradora de Eunápolis, a baiana Fabíola Gomes, de 58 anos, está em Salvador há cerca de seis meses para tratar o câncer no intestino, o mesmo que Preta Gil foi diagnosticada em janeiro de 2023.

Na entrada da igreja, Fabíola se apresentou para Preta e mostrou a bolsa de colonoscopia – a mesma que a artista usou durante o tratamento. Para Fabíola, Preta é uma inspiração.

“Estou passando pela mesma doença e me inspiro muito nela, porque não é fácil passar por isso. A acompanhei por todo o tratamento e ela me inspira muito na luta”, disse.

Preta também falou do encontro com Fabíola.

“Acabei de encontrar uma moça com uma bolsa de colostomia, que vai retirar. Esse momento é o que eu oro, rezo, não só pela minha recuperação, mas como a de todos que estão se recuperando do tratamento oncológico ou de qualquer outra enfermidade”, disse.

Luta contra o câncer

Preta Gil durante missa em Salvador — Foto: Malu Vieira/g1

Preta Gil durante missa em Salvador — Foto: Malu Vieira/g1

Preta passou o ano de 2023 fazendo tratamentos contra o câncer no intestino, descoberto em janeiro do mesmo ano. Ela teve os primeiros sintomas da doença enquanto estava em turnê internacional com a família.

O tratamento durou cerca de 12 meses e foi feito no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Entre os procedimentos, Preta:

  • Passou por sessões de quimioterapia
  • Retirou um tumor na região abdominal
  • Retirou o útero
  • Usou uma bolsa de ileostomia para eliminação das fezes
  • Passou por um procedimento para reverter a ileostomia temporária e reconectou o intestino

Durante os meses de tratamento, a artista compartilhou vídeos nas redes sociais, nos quais falava sobre o seu processo de cura. Ela ressaltou a importância dos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e da fé em sua recuperação.

Também durante o tratamento, ela precisou se ausentar dos palcos. Acostumada a puxar trio-elétrico no carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo e fazer diversos shows no de Salvador, inclusive no camarote da família, o Exporesso 2222, a cantora ficou em casa na festa deste ano.

Ela voltou a subir aos palcos durante a turnê da família Gil, “Nós A Gente” – a mesma realizada na Europa, onde Preta teve os primeiros sintomas da doença. Em Salvador, ela foi reverenciada ao subir no palco.

“Eu sou Preta Maria, uma mulher negra, gorda e bissexual. Estou me tratando de um câncer, vou me curar. Estou solteira e sou filha do imortal Gilberto Gil”, disse na ocasião.

Separação

Além de lidar com a luta contra o câncer, Preta enfrentou um divórcio em 2023. Ela confirmou o divórcio com Rodrigo Godoy em maio do ano passado.

Meses depois, a artista comentou nas redes sociais que foi traída pelo ex-companheiro enquanto tratava a doença.

“Essa noite tive insônia e não dormi, passei a noite me remoendo de dor no peito, pensando em como meu ex-marido e sua amante foram cruéis, frios, maquiavélicos e tão sujos comigo. Não consigo aceitar, como eu fui casada com um homem desses? Como pude ajudar tanto uma mulher como essa?

Veja mais fotos da missa desta sexta-feira:

Parte interna da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde foi celebrada a missa para Preta Gil nesta sexta-feira (5) — Foto: Malu Vieira/g1

Parte interna da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde foi celebrada a missa para Preta Gil nesta sexta-feira (5) — Foto: Malu Vieira/g1

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar